“Mobilidade com Qualidade”

 

A Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – congrega 10 sindicatos de empresas de ônibus responsáveis por transporte urbano, interurbano e de turismo e fretamento. Esses sindicatos, por sua vez, reúnem mais de 200 empresas de transporte por ônibus, que respondem por 81% do transporte público regular no Estado do Rio de Janeiro.

 

O sistema rodoviário de transporte coletivo de passageiros neste Estado tem frota de 22,5 mil ônibus, com média de idade de 4,04 anos, transportando estimativamente 8,1 milhões de passageiros/dia, – 6,6 milhões pagantes e 1,5 milhões com acesso livre (idosos, estudantes, portadores de deficiência) – em 3.260 linhas, entre o transporte municipal e o intermunicipal.

 

Adotando o lema “Mobilidade com Qualidade”, a Fetranspor vem incentivando sindicatos e empresas do sistema ao aprimoramento contínuo dos serviços, através da valorização dos profissionais do setor, com investimentos na área de recursos humanos e implantação de programas de gestão voltados para a qualidade total.

 

Diretrizes

  • Oferecer produtos e serviços de interesse geral para o sistema;
  • Fazer do transporte coletivo, a melhor opção em mobilidade da população;
  • Fazer da pesquisa e desenvolvimento a principal ponte para o futuro;
  • Contribuir para a adoção de elevados padrões de gestão nas Empresas associadas;
  • Propor e participar das principais iniciativas governamentais de interesse do setor;
  • Prover processos permanentes de educação contínua dos colaboradores do setor, tornando-os reconhecidos e respeitados;
  • Priorizar os projetos de produtos e serviços de maior economia de escala para o setor.

Princípios

Missão
Visão
Código de Conduta

 

Canal Voz Ativa

logo-voz

Em setembro de 2015 foi lançado o Voz Ativa, canal de denúncia criado para auxiliar na identificação, investigação, tratamento e prevenção de práticas desalinhadas com os preceitos do Código de Conduta da Fetranspor e que possam causar danos financeiros ou à imagem da Federação.

 

A partir de agora, colaboradores da Fetranspor, RioPar e suas investidas (RioCard Cartões, RioCard TI, MovTV, RioTerminais, SPTA/CCR Barcas e VLT), sindicatos, empresas de ônibus e fornecedores podem relatar desvios de conduta relacionados à Federação. Para isso, basta entrar em contato, utilizando uma das seguintes opções:

 

O novo canal foi contratado com a empresa ICTS, que possui experiência nesse tipo de atividade, assim como clientes de grande porte em sua carteira. Um dos principais motivadores para a terceirização da coleta de denúncias é a garantia do anonimato do denunciante, se este desejar. Ele pode optar por se identificar ou se manter anônimo e, independentemente dessa decisão, pode acompanhar a situação da denúncia a partir do número de protocolo informado. As denúncias recebidas serão consideradas pelo Comitê de Ética da Fetranspor.

 

Contamos com a colaboração de todos para a construção de um ambiente corporativo mais ético, transparente e aderente aos valores e princípios da Fetranspor. Se identificar um desvio, não espere, faça já a sua denúncia.