No último dia 26 de março, a Fetranspor – Federação das empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Ethos assinaram um termo de parceria para marcar a adesão da entidade aos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis.

 

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas de qualquer segmento na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio.

 

Ao longo dos anos, a Fetranspor vem articulando parcerias e capacitando as 211 empresas do sistema com o objetivo de incorporar a seus modelos de negócios as melhores práticas de RSE/Sustentabilidade.

 

“Queremos estimular as empresas do setor a aplicar os indicadores Ethos para que façam um autodiagnóstico de suas gestões e assim aprimorem e aprofundem suas ações de RSE e sustentabilidade com foco no negócio”, explicou a gerente de Responsabilidade Social da Fetranspor, Márcia Vaz.

 

Participaram da solenidade o presidente-executivo da Fetranspor, Lélis Teixeira, o diretor de Operações, Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, Caio Magri, além de representantes dos sindicatos e empresas associadas à Federação.

 

Lélis destacou a importância da parceria que vai promover uma nova relação entre as empresas de ônibus e seus usuários, por meio da adoção e divulgação de práticas sustentáveis. Já Caio classificou o convênio como um marco por ser a primeira instituição ligada ao transporte público a procurar o Instituto para construir uma nova proposta para o setor. “A  iniciativa da Fetranspor demonstra pioneirismo. Quem sabe outras empresas e federações não possam seguir esse mesmo passo?”, sugeriu Magri.