Mobilidade Urbana – Parcerias

Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, coordenado pelo WRI Brasil

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em cidades. O WRI criou o grupo de benchmarking e possibilita a troca de experiências e boas práticas entre provedores de transporte que buscam qualificar seus sistemas de transporte coletivo por ônibus; os participantes do grupo, em que a Fetranspor é um dos membros, utilizam os dados dos Indicadores de Qualidade e da Pesquisa de Satisfação para comparar seus sistemas.

Fotos: Arthur Moura

Participação do Conselho Empresarial de Logística e Transporte, da Associação Comercial do Rio de Janeiro
O Conselho tem a proposta de pensar modos de reduzir custos e tornar eficaz a implementação dos conceitos modernos de transporte urbano, principalmente no que concerne à otimização dos serviços aos usuários do Rio de Janeiro. Também cabe ao Conselho propor projetos às esferas dos poderes municipal e estadual, visando ao benefício da população, aliado ao avanço econômico do Rio.

 

Participação do programa de inovação em mobilidade urbana COLETIVO, criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)
O programa de inovação surgiu para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando à mobilidade sustentável nas cidades, o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida. Foi concebido para promover um ecossistema de inovação entre os principais públicos ligados à mobilidade urbana e, assim, desenvolver soluções inovadoras com foco no usuário do transporte coletivo urbano.

 

Participação do Comitê de ônibus da União Internacional de Transporte Público
Os operadores de ônibus trabalham dentro do Comitê com questões importantes como manutenção, operação e desenvolvimento dos sistemas de ônibus. O objetivo principal é a troca e geração de conhecimento para todo o setor com as melhores práticas e experiências internacionais.