Mobilidade Urbana – Parcerias

Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, coordenado pelo WRI Brasil

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em cidades. O WRI criou o grupo de benchmarking e possibilita a troca de experiências e boas práticas entre provedores de transporte que buscam qualificar seus sistemas de transporte coletivo por ônibus; os participantes do grupo, em que a Fetranspor é um dos membros, utilizam os dados dos Indicadores de Qualidade e da Pesquisa de Satisfação para comparar seus sistemas.

Fotos: Arthur Moura

 

Programa de bolsa pra mestrado do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ

Título do Projeto de bolsa atual (2019): Resiliência dos Transportes Públicos face aos problemas de Segurança Pública do Rio de Janeiro

O escopo deste trabalho é analisar as ocorrências de interrupção na operação dos transportes públicos por ônibus na cidade do Rio de Janeiro e relacioná-los às ações do crime organizado, bem como às operações policiais que objetivam combatê-las. Compreender a existência de uma relação direta entre estas duas vertentes e observar as modificações no planejamento será alvo desta pesquisa. Assim como relacionar as possíveis quedas de demanda de da qualidade do serviço prestado com o problema de segurança pública.

Arte: Reprodução