Notícias

19/11/2021

Abrati adere ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado no terceiro domingo de novembro (este ano no dia 12 de novembro) ganhou o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). A data tem como objetivo alertar sobre a necessidade do comprometimento de todos por um trânsito mais responsável e seguro.

No dia do evento, foram distribuídos folhetos de conscientização, nas estradas e rodoviárias e publicadas postagens nos meios digitais. “A responsabilidade de tornar nossas estradas mais seguras é de todos: autoridades, empresas, motoristas, pedestres e passageiros, com um compromisso coletivo pela legalidade e regularidade podemos poupar de muita dor diversas famílias“, afirmou Letícia Pineschi, porta-voz da Associação.

O trânsito é responsável, no mundo, pela morte de mais de 1 milhão e 300 mil pessoas, além de ferir 50 milhões. No Brasil, são mais de 300 mil por ano, entre mortos e pessoas com invalidez permanente. A Abrati lembra que o transporte clandestino é um dos grandes responsáveis por esses números. Os motivos são: motoristas mal preparados, sem treinamento, falta de condições para o descanso dos motoristas, falta de testes toxicológicos periódicos, veículos sem manutenção, entre outros.

Foto: Divulgação / Abrati