Notícias

10/06/2016

Ação do Setransduc destaca Maio Amarelo e incêndios a ônibus

O Movimento Maio Amarelo, de alerta à população sobre os altos índices de acidentes no trânsito, e o aumento do número de incêndios a ônibus foram os principais destaques da Ação de Saúde e Sustentabilidade, realizada pelo Setransduc, no dia 25 de maio, no Terminal José Carlos Lacerda, em Duque de Caxias.

 

O evento é realizado periodicamente pelo Sindicato com o objetivo de oferecer serviços aos trabalhadores rodoviários, a suas famílias e à comunidade no entorno do Terminal.

 

Foto: Natália Pires

Foto: Natália Pires

 

 

Um ônibus incendiado da Viação Reginas ficou exposto durante toda a realização do evento e junto a ele foram divulgados três banners com mensagens de conscientização sobre os prejuízos desses atos de violência para a própria população. Recentemente, 14 ônibus de empresas associadas ao Setransduc foram incendiados, deixando em estado de alerta não apenas o Sindicato, como empresas e autoridades públicas.

 

Cuidados com a saúde

 

A necessidade de todos contribuírem para garantir mais segurança no trânsito também foi lembrada através do Movimento Maio Amarelo. O Setransduc distribuiu folders explicativos e fitas amarelas a todos os participantes do evento. O Sindicato também divulgou outros programas que desenvolve, como o Economizar e o Trânsito & Vida.

 

Como já é tradição, várias entidades participaram da Ação de Saúde e Sustentabilidade, oferecendo serviços à população. O INSS montou um estande onde prestou informações sobre benefícios, atualização de cadastro etc. Já a Secretaria Municipal de Trabalho de Caxias realizou agendamento para a emissão de carteiras profissionais. A Casa da Mulher Caxiense, por sua vez, apresentou os serviços de apoio que oferece à mulher, inclusive aquelas vítimas de violência, com atendimento médico, psicológico e jurídico, buscando resgatar nelas o amor próprio e a inserção ou retorno ao mercado de trabalho através de produções artesanais.

 

TREL também participou

 

A TREL, presença constante nas Ações de Saúde e Sustentabilidade, divulgou folders sobre o Maio Amarelo e sobre o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). A empresa também ofereceu serviços como corte de cabelo e aferição da pressão arterial. Os cuidados com a saúde foram lembrados ainda no estande do Sest/Senat de Deodoro, que ofereceu avaliação postural e odontológica, além de ginástica laboral. E também pela clínica Callmed, que oferece exames e consultas a baixo custo, em Duque de Caxias.

 

Foto: Natália Pires

Foto: Natália Pires

 

A Grande Rio Ambiental apresentou o programa de reciclagem de óleo de cozinha. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuiu mudas de plantas em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Já a Defesa Civil de Duque de Caxias destacou seu programa Escolas Seguras, Alunos Resilientes, relacionando-o com o vandalismo praticado contra os ônibus.

 

O trabalho realizado pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), com o apoio do 15º Batalhão da Polícia Militar de Duque de Caxias, foi um dos pontos altos do evento. Crianças e adolescentes assistidos pelo Programa realizaram duas apresentações de Tae Kwondo, que emocionaram os participantes.

 

Para 2016, está prevista a realização de mais duas edições da Ação de Saúde e Sustentabilidade pelo Setransduc.