Notícias

15/06/2016

ANTP realiza seminário sobre sistema metroferroviário

Aproveitando o início da operação provisória do VLT do Rio de Janeiro, a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) promoveu mais uma edição do Seminário Nacional Metroferroviário, no auditório do Metrô, nos dias 14 e 15 de junho. Autoridades federais, estaduais e de diversas cidades marcaram presença no evento. Na pauta, debates como os sistemas sobre trilhos nas duas principais cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, assim como a inserção do modal nos planos diretores urbanos.

 

No primeiro dia de evento, a presidente da Rio Trilhos, Tatiana Carius, falou sobre o cronograma de implantação da linha 4 do metrô, que atenderá, diariamente, erca de 300 mil pessoas que circulam em importantes bairros da zona sul carioca, como Ipanema, Leblon e Gávea, e com a possibilidade de fazer viagens até a Barra da Tijuca. “Com a linha 4, o sistema de metrô do Rio passa a contar com mais 16 quilômetros de trilhos, 15 novos trens e outras 6 estações”, afirmou Tatiana.

 

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

 

O diretor da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, explicou o trabalho que vem sendo feito para discutir um novo modelo de metrópole, com base na “retomada da governança e no planejamento estratégico que norteia todos os investimentos que serão feitos para atender mais de 12 milhões pessoas, moradores dos 21 municípios da Região Metropolitana”.

 

No segundo dia foram discutidos temas como o panorama dos sistemas sobre trilhos no Brasil e os impactos das multidões na operação do metrô e do trem, além dos novos modelos recém-implantados no País, como os VLTs da Baixada Santista e da cidade do Rio de Janeiro.