Notícias

28/01/2020

Auto Viação Salineira realiza Operação Praia Limpa & Segura no verão 2020

Durante a alta temporada de verão, que coincide com o período de férias escolares e o Carnaval, em fevereiro, as cidades da Região dos Lagos recebem quase dois milhões de turistas. Para colaborar com a proteção do meio ambiente na localidade, principalmente nesse período, o Grupo Salineira realiza, desde o verão de 2014, a campanha Operação Praia Limpa & Segura.

Foto: Divulgação / Auto Viação Salineira

A 7ª edição do projeto foi realizada nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, das 8h às 12h, em Cabo Frio e Arraial do Cabo. Foram distribuídas 20 mil sacolas biodegradáveis e 8 mil pulseiras de identificação para crianças.

Em Cabo Frio, o projeto foi realizado por três promotoras em toda a extensão da Praia do Forte até a Praia das Dunas, e por dois promotores nas Praias das Conchas e do Peró, que possui, desde 2018, a Bandeira Azul, selo ecológico de sustentabilidade. Em Arraial do Cabo, a distribuição foi realizada nas praias, nas CATs (Centrais de Atendimento ao Turista) e na Secretaria de Turismo do município.

Durante a entrega das sacolas e das pulseiras, os promotores orientaram os banhistas sobre a importância de preservar as praias e levar embora a sacolinha com o lixo para descartá-la em local apropriado.

O objetivo da ação é orientar os banhistas sobre a importância de preservar as praias e reforçar a conscientização do recolhimento de resíduos, como: palitos de picolé, guimbas de cigarro, embalagens, canudos, tampas de garrafas e latas, papeis de bala, entre outros, que são jogados nas areias das praias e, também, colaborar com a identificação de crianças perdidas.

A Operação Praia Limpa & Segura será realizada novamente durante o Carnaval, nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, nas principais praias de Cabo Frio.

Desde o início, o projeto Operação Praia Limpa & Segura, que já distribuiu 400 mil sacolas biodegradáveis e 40 mil pulseiras de identificação, tem apoio do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Quem acessar, através do smartphone, o código impresso nas sacolas, terá informações sobre o Convento Nossa Senhora dos Anjos, um dos mais importantes patrimônios históricos de Cabo Frio e do Brasil, tombado pelo Iphan.