Notícias

12/02/2020

Berlim é cidade líder em ranking mundial de mobilidade urbana

A capital da Alemanha é a cidade líder mundial em mobilidade urbana, de acordo com o estudo Mobility Futures, realizado pela Kantar. Berlim fica no topo de uma lista de 31 cidades dos cinco continentes, por conta da facilidade de acesso e ampla infraestrutura de transporte público e compartilhamento de viagens. São Paulo, única cidade brasileira avaliada, ficou em penúltimo lugar no ranking, à frente apenas de Nairóbi, capital do Quênia.

O segundo lugar ficou com Auckland, na Nova Zelândia. Moscou (Rússia), Nova York (EUA), Munique (Alemanha), Milão (Itália), Montreal (Canadá), Varsóvia (Polônia), Londres (Inglaterra) e Paris (França) fecham a lista das dez primeiras colocadas.

Para definir o ranking, foram realizadas mais de 20 mil entrevistas com usuários de diferentes meios de transporte e viajantes frequentes, considerando a eficiência com que as pessoas podem se deslocar, a partir da disponibilidade e acessibilidade das opções de transporte. Além disso, foram feitas entrevistas detalhadas com 53 dos principais especialistas em mobilidade do mundo.

O relatório teve como objetivo auxiliar no planejamento e no desenvolvimento de transporte urbano em todo o mundo a partir do entendimento sobre o desempenho de cada cidade no momento atual e da identificação de oportunidades de desenvolvimento futuro. O estudo pretende orientar municípios, indústria automobilística e operadores de serviços de mobilidade, na definição do cenário de mobilidade de amanhã.