Notícias

17/09/2015

BRT recebe a visita de deputados

Uma comitiva formada por sete deputados estaduais visitou na manhã do dia 17 de setembro, o Centro de Controle Operacional dos corredores do BRT Transcarioca e Transoeste, localizado no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O objetivo da visita foi apresentar as características do sistema responsável pelo transporte de mais de 430 mil passageiros todos os dias, além de mostrar as propostas de construção de novos corredores em outros municípios.

 

Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

 

O presidente-executivo da Fetranspor, Lélis Teixeira, conduziu a apresentação aos parlamentares interessados em expandir os corredores para outras áreas da Região Metropolitana. “Temos dois corredores em funcionamento e outros dois em construção na capital, mas queremos mostrar as nossas propostas para implantação desse sistema em outros municípios da Baixada e do Leste Fluminense. A Região Metropolitana precisa estar integrada e contemplada na rede de transportes”.

 

O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Marcelo Simão, reconheceu a importância das propostas e sugeriu uma audiência pública para tratar do assunto juntamente com diversos segmentos sociais assim como com os outros parlamentares. “Sugeri de imediato uma audiência pública dentro da comissão de Transportes na Assembleia para discutirmos os projetos juntos a sociedade, envolvendo as associações, sindicatos, Ministério Público e dar aos deputados presentes a oportunidade de ver tudo isso que nos foi mostrado, de modo a ser o pontapé inicial para aprovarmos os projetos necessários”.

 

600deputados2

 

O vice-presidente da Alerj, deputado Edson Albertassi, propôs um trabalho integrado na Assembleia de modo a discutir a participação do Estado no financiamento dos projetos com a revisão do plano plurianual que ocorre no fim deste ano. “A proposta de levar o BRT para Baixada e também para a Região Leste Fluminense é fundamental para que o Estado se desenvolva. A Alerj, através das comissões de orçamento, transporte e desenvolvimento econômico, precisam fazer uma reunião para que os projetos cheguem aos parlamentares a fim de que na revisão do plano plurianual se desenvolva uma estrutura financeira, uma emenda para que isso se torne realidade. É um investimento pequeno para o Estado em vista do beneficio para a população”.

 

Também participaram da visita os deputados Dionísio Lins, Danielle Guerreiro, Marcos Muller, Rogério Lisboa e João Peixoto.