Redes sociais
©Copyright Fetranspor 2019 | Todos os direitos reservados.
Ciclo de Palestras da UCT fala sobre confiança organizacional e retenção de talentos
No dia 11 de outubro, a UCT – Universidade Corporativa do Transporte – realizou, no auditório da Fetranspor, a palestra “Influência da confiança organizacional para a retenção de talentos” para jovens empresários e colaboradores de empresas, sindicatos e da Federação. Na ocasião, Daniel Amaral, mestre em administração pela PUC, apresentou sua pesquisa de mestrado sobre rotatividade e absenteísmo em empresas de ônibus. O trabalho, que foi orientado por Patrícia Tome, especialista em confiança organizacional, serve como ponto de partida para uma análise da cultura organizacional do setor.
Em sua apresentação, Daniel relembrou os números de absenteísmo e rotatividade do setor. A quantidade de colaboradores que faltam chega a 35%, o equivalente a 214 dias por ano, segundo dados da Operação São Cristóvão, realizada pelo Ministério do Trabalho. Já com relação a rotatividade, o setor de serviços é o quarto no ranking, chegando a 64% em 2012.
“A minha dissertação teve como objetivo mostrar que quanto mais o motorista confia na empresa, menor é a sua tendência a pedir demissão ou faltar”, ressaltou Daniel. Para isso, mais de 500 motoristas de duas empresas da Zona Oeste, com perfis diferentes, responderam a um questionário. A análise dos resultados mostrou que a empresa que possui maior confiança organizacional tem níveis menores de absenteísmo e rotatividade, o que reforça a necessidade da valorização do colaborador no processo de retenção de talentos.