Notícias

02/06/2020

Cidade do Rio inicia plano de reabertura das atividades econômicas

Começam nesta terça-feira, dia 2 de junho, as medidas de flexibilização do isolamento social na cidade do Rio de Janeiro para a reabertura das atividades econômicas. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Crivella, na segunda-feira, dia 1º de junho. Segundo Crivella, a reabertura será “lenta, gradual e com segurança”.

O prefeito informou que as ações estão sendo alinhadas com o governador do Estado, Wilson Witzel, e que a decisão foi tomada por unanimidade no conselho científico. De acordo com Crivella, a aposta na reabertura gradual se deu porque no momento não há filas em UTIs da rede pública municipal.

O processo será dividido em seis fases, com previsão de 15 dias de duração para cada uma delas, caso a curva de contágio e mortes pela Covid-19 se mantenha estável. Haverá monitoramento diário e as fases prosseguirão apenas se não houver aumento de casos. Ou seja: se a rede de saúde da cidade não conseguir atender os pacientes com Covid-19, se não houver leitos suficientes, o plano poderá ser alterado.

O decreto municipal que permite a reabertura foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (02/06).

Veja na tabela as fases e quais atividades serão retomadas em cada uma delas.

Arte: Divulgação

 

Arte: Divulgação