Notícias

02/07/2021

CNT homenageia personalidades do transporte com Medalha JK

Treze personalidades foram homenageadas com a Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro, conhecida como Medalha JK, entregue pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), no dia 23 de junho, em Brasília (DF). Representaram a Fetranspor no evento o presidente Executivo, Armando Guerra, e o presidente do Conselho de Gestão, Marco Antônio Feres de Freitas.

A Medalha JK é concedida às pessoas que se destacam pelos serviços prestados ao setor transportador e se divide em três categorias: Grã-Cruz, destinada a pessoa de grande expressão que tenha prestado relevantes serviços ao setor de transporte e logística; Grande Oficial, direcionada a pessoas de expressão que tenham prestado relevantes serviços ao setor de transporte e logística; e Oficial, voltada a personalidades públicas, de atuação local ou regional, presidentes ou dirigentes – atuais ou antigos – de entidades do setor de transporte e logística, empresários de transporte e logística, técnicos ou profissionais com experiência no segmento e pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso do setor de transporte e logística brasileiro.

Este ano, a honraria máxima, que é a comenda no grau Grã-Cruz, foi concedida ao presidente do Conselho Diretor da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) desde 2011, Eurico Divon Galhardi. Um dos fundadores da NTU e membro das Comissões de Ônibus Mundial e da América Latina da UITP (Associação Internacional de Transporte Público), Galhardi idealizou e coordenou a criação do Museu Virtual do Transporte NTU e é o autor do livro “Induzindo Progresso”, que descreve como o transporte público teve papel significante no desenvolvimento da sociedade brasileira. Durante a solenidade, o homenageado, que estava hospitalizado, foi representado pelo seu filho, Alex Divon da Rocha Galhardi.

Confira abaixo os outros 12 agraciados com a Medalha JK 2021 em suas respectivas categorias:

Grande Oficial
Luiz Saraiva

Engenheiro mecânico, é presidente do STMETRO (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de São Paulo) e Diretor da Auto Viação Urubupungá Ltda.

Afrânio Kieling

Presidente da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) e presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio Grande do Sul.

Cézar Baião

Em 1994, ingressou na Wilson Sons como diretor financeiro, onde permaneceu até 2004, para, então, assumir a Presidência Executiva da empresa. Membro do Conselho de Administração da Abratec (Associação Brasileira de Terminais de Contêineres).

Daniella Gonçalves de Queiroz

Gerente executiva de Regulatório de Mineração e Infraestrutura na Vale, desde 2020. Especialista técnica de Arrendamentos da Vale, mestre em engenharia de produção na PUC – RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); e tem MBA em administração na FDC (Fundação Dom Cabral).

Arthur Maia

Deputado federal pelo segundo mandato. Bacharel e mestre em direito econômico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Marcelo Sampaio

Secretário executivo do Ministério da Infraestrutura. É também membro do Conselho de Administração do GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo), presidente do Conselho Administrativo do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), membro do Conselho Curador do FGTS.

Oficial
Jaime José da Silva

Presidente da Anttur (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento), desde 2020. Sócio da transportadora Turis Silva.

Daniel Bertolini

Formado em administração de empresas pela Universidade da Amazônia, é diretor da Transportes Bertolini Ltda., presidente do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas no Estado do Pará e vice-presidente da Fetramaz (Federação das Empresas de Logística e Transportes da Amazônia).

Sérgio Bonelle

Diretor da ACV-ES (Associação Comercial de Vitória) e gerente de Operações da Uniport Agência Marítima, onde ingressou em 1984.

Anie Amicci

Gerente de Mobilidade Urbana no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ronei Glanzamann

Secretário Nacional de Aviação Civil no Ministério da Infraestrutura.

Diogo Piloni

Secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.

Fonte: Agência CNT

 

Foto: Divulgação / Agência CNT