Notícias

13/05/2019

Cobrador da Cidade Real vira notícia por falar mais de 10 idiomas

O cobrador de ônibus Edmilson da Silva, de 44 anos, ficou famoso ao virar notícia em diversos portais, jornais impressos e até na televisão, entre março e abril passados. No dia 22 de abril, ele participou do Programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, e no dia 12 de maio, foi a vez do Domingo Espetacular, da Rede Record, exibir reportagem sobre o cobrador. O motivo? Edmilson fala mais de dez idiomas diferentes e é formado em Relações Internacionais, pela Universidade Católica de Petrópolis, onde trabalhou como zelador e recebia uma bolsa de estudos.

 

Morador de Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Edmilson é cobrador na empresa Cidade Real Transportes, que opera linhas municipais. Acorda todos os dias às 3h30, para iniciar sua jornada de trabalho. Em um desses dias, sua amiga de faculdade, Barbara Costa, embarcou no ônibus da Cidade Real e se surpreendeu com o colega atuando como cobrador. No dia 16 de março, Barbara publicou uma foto desse encontro e um texto contando sobre a história de Edmilson, em sua página no Facebook. O post viralizou – foram 7.100 curtidas, 2.600 compartilhamentos e 509 comentários – e o cobrador passou a ser procurado por jornais, portais de notícias e programas de televisão.

 

Foto: Divulgação / Barbara Costa (Facebook)

Foto: Divulgação / Barbara Costa (Facebook)

 

De origem simples, nascido numa família de 16 irmãos, Edmilson aprendeu inglês na escola e depois fez um curso para se aperfeiçoar. Espanhol, japonês e italiano também aprendeu em cursos. Já alemão, coreano, chinês, árabe, russo e francês foi por conta própria. Também sabe um pouco de grego e creoula, língua falada no Haiti, mas seu idioma favorito é o japonês. Seu sonho é ser embaixador do Brasil em assuntos diplomáticos, de preferência no Japão, país que chegou a conhecer quando ganhou um concurso de oratória japonesa no Brasil (Speech Contest de Língua Japonesa), que resultou na chance de viajar para o outro lado do mundo. Para realizar seu sonho, pretende se candidatar ao Itamaraty e está estudando pra isso. “Ele é um dos meus maiores exemplos de superação e dedicação”, diz a amiga Barbara no post que tornou Edmilson famoso.