Notícias

29/03/2016

Com comemorações, programa Criança Viva completa 20 anos

O Programa Criança Viva, promovido pelo TransÔnibus (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu), completou, no último dia 26, 20 anos de atividades. Para comemorar a data, nada mais indicado do que um dia de atividades e, claro muita festa.

 

Criado com o objetivo de fazer da criança um cidadão consciente a partir de ensinamentos sobre trânsito, meio ambiente, defesa civil e primeiros socorros, o Programa conta com uma minicidade, a Transitópolis, que funciona dentro do 20º Batalhão de Polícia Militar, em Mesquita – RJ, numa área de 1.620 metros quadrados.

 

Foto: Arthur Moura

Foto: Arthur Moura

 

O idealizador do projeto e ex-superintendente do TransÔnibus, Fernando Castro, esteve durante as festividades pelos 20 anos do Criança Viva e contou sobre o período de criação da minicidade. “Primeiro pedi o terreno ao coronel Azevedo, comandante do Batalhão na época. Depois tivemos a colaboração de empresários que nos cederam profissionais para trabalhar no terreno, e também recebemos todo o sistema de sinalização que está aqui. Após a inauguração recebemos a visita de diversas autoridades e comitivas de outros estados que vieram conhecer o projeto”.

 

Em Transitópolis acontecem as aulas práticas para estudantes de escolas públicas dos municípios que integram a área de atuação do TransÔnibus. A minicidade conta com diversos equipamentos que compõem a infraestrutura urbana. Possui escola, hospital, lanchonete, praça, área de preservação ambiental, prefeitura, ponto de ônibus, passarela, sinalizações horizontal e vertical e via férrea. Lá, os alunos vivenciam situações de trânsito e cidadania.

 

Visitantes de primeira viagem à Transitópolis, os alunos do CIEP Silvestre David da Silva Cabana participaram da comemoração. Deividson Barbosa achou interessante a experiência e disse que “o mais legal foi aprender atravessar a rua somente quando o sinal estiver vermelho. Quando estiver verde temos de esperar”. Já Rayanne Santos sonha em dirigir quando atingir a maioridade e não teve dúvidas em afirmar. “Gostei muito da autoescola e também do ponto de ônibus. Aprendi que devemos ficar atentos para não ter acidentes e atravessar somente na faixa para preservar a nossa vida”.

 

Foto: Arthur Moura

Foto: Arthur Moura

 

Na comemoração dos 20 anos do Programa, o TransÔnibus promoveu uma festa em Transitópolis, com a presença de palhaço, distribuição de lanches e kits com uma cartilha contendo história em quadrinhos com os personagens Sereninho e Gazetinha, mascotes do Criança Viva, e também passatempos.

 

Até o final de 2015, o Criança Viva levou seus ensinamentos para 129 mil estudantes. Em 1997, com seis meses após o seu lançamento, o Programa conquistou o 10º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Escola. Foi o reconhecimento à proposta e ao alcance do programa.