20/05/2019

Comunicado do Presidente

Prezados (as),

É com grande satisfação que comunico o início do Programa de Integridade e Conformidade (“PIC”) na Federação e suas controladas RioPar Participações S.A. e RioCard Tecnologia da Informação S.A. Este programa faz parte de uma nova governança, com mais transparência e integridade em seu alicerce.

O lançamento do Programa reforça o compromisso da alta administração com o cumprimento dos normativos internos, das legislações e das regulamentações externas, por meio do aprimoramento da governança institucional, gestão de riscos e controles internos.

Trata-se de um esforço contínuo para alinharmos as diretrizes estratégicas da Federação e a conduta de todos os colaboradores, gestores, agentes de governança e demais partes interessadas (“stakeholders”) aos princípios que norteiam nossos valores organizacionais, promovendo o fortalecimento de mecanismos de prevenção, detecção e correção de atos ilícitos ou em desacordo com a cultura de integridade, conformidade e transparência.

Entre as medidas que integram o programa estão a criação do Comitê de Integridade e Conformidade; análise das atividades em cada área de negócio de forma a identificar seus riscos; a revisão das políticas institucionais; a implantação de procedimentos de diligência prévia (“due diligence”) no âmbito dos fornecedores, clientes, parceiros de mobilidade; pesquisa de antecedentes (“background check”) no âmbito de colaboradores, gestores e agentes de governança; reestruturação do canal de denúncias Voz Ativa e melhoria dos controles internos.

Buscamos ações de prevenção, detecção e correção aos riscos que possam causar danos à imagem ou aos negócios das Companhias, principalmente aos associados a fraudes e corrupção.

Conto com o apoio de todos para promovermos o desenvolvimento de uma cultura diária de integridade e transparência, resguardando a reputação da Federação em seu papel de representatividade do setor de transporte público coletivo de passageiros do estado do Rio de Janeiro.

Armando Guerra Junior
Presidente Executivo e Compliance Officer