Notícias

05/06/2020

Coronavírus: Fetranspor participa de webinar sobre transporte coletivo pós-pandemia

A WRI Brasil realizou, no dia 3 de junho, através da plataforma Zoom, webinar sobre ‘Como (re)construir um transporte coletivo melhor?’. O evento começou com uma roda de conversa sobre os impactos do novo coronavírus no transporte do Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Fortaleza (CE).

Além de apresentar a situação de cada uma das cidades, os convidados falaram sobre os desafios e as lições aprendidas com a pandemia, o financiamento do transporte coletivo e como reconstruir a mobilidade.

A diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral, destacou as medidas de contenção adotadas no Estado do Rio de Janeiro e o panorama atual do transporte, que teve sua demanda reduzida em 70% no sistema municipal e 82% no intermunicipal. A diretora falou também sobre as ações de higienização que as empresas de ônibus estão adotando para conter a propagação da Covid 19.

Também participaram da primeira etapa do encontro: Rodrigo Tortoriello, secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre; Benjamin Kennedy, presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia, e Luiz Alberto Sabóia, secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza. Na segunda parte do webinar, Paulo Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, e Ciro Biderman, professor da Fundação Getúlio Vargas, falaram sobre o novo modelo de concessão do transporte público de São José dos Campos.

O evento foi uma atividade do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus, criado pelo WRI Brasil e formado por 16 participantes, entre líderes de cidades e empresas operadoras, além de parceiros estratégicos.