Notícias

27/05/2020

Coronavírus: Governo do Rio apresenta plano para volta das atividades

O Governo do Rio de Janeiro divulgou, no dia 20 de maio, no Palácio Guanabara, seu plano de flexibilização das medidas restritivas ao isolamento social, praticado com o objetivo de diminuir a velocidade de contaminação pelo novo coronavírus. A liberação do transporte intermunicipal faz parte do planejamento.

O “Pacto Social pela Saúde e pela Economia do Estado do Rio de Janeiro” segue o modelo utilizado no Rio Grande do Sul, a partir da adoção de bandeiras coloridas para definir a intensidade da flexibilização das atividades econômicas. A decisão será determinada levando em consideração a evolução da pandemia e a capacidade hospitalar ofertada.

As bandeiras serão nas cores Vermelha, Amarela e Verde. Os critérios para a definição das cores são: circulação de pessoas e veículos; economia; transporte Público; locais públicos de lazer e turismo; restaurantes, entre outros.

Assim, toda sexta-feira, o Governo apresentará um boletim que seguirá os padrões abaixo:

Bandeira Vermelha – quando a taxa de ocupação de leitos de UTI for superior a 90% Neste caso, a população deve manter as restrições já definidas, de quarentena, inclusive para o transporte.
Bandeira Amarela – quando a taxa de ocupação de leitos de UTI estiver entre 70% e 90%, haverá maior flexibilização as medidas, com a liberação de alguns serviços para funcionamento e o funcionamento do transporte público intermunicipal sem restrições.
Bandeira Verde – quando a taxa de ocupação de leitos de UTI for inferior a 70% e os novos casos estejam diminuindo. Neste caso, as restrições são suspensas, respeitando os protocolos de segurança e higiene.