Notícias

26/05/2020

Coronavírus: NTU realiza reuniões estratégicas em busca de soluções para a crise

Com o objetivo de discutir ações estratégicas para o setor de transporte público coletivo como resposta ao cenário de crise, devido à pandemia de Covid-19, a NTU realizou, nos dias 20, 21 e 22 de maio, encontros com as equipes do Ministério da Economia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com representantes dos fabricantes de ônibus.

No dia 20 de maio, a entidade se reuniu com integrantes do Ministério da Economia, para retomar a discussão sobre o auxílio federal ao setor. Estiveram presentes: a diretoria executiva da NTU; o secretário especial do Ministério da Economia, Carlos da Costa, e o secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura, Diogo Mac Cord. Também participaram: o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (RS), Rodrigo Tortoriello; o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Vitória (ES), Fábio Ney Damasceno; o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho; o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis; o deputado federal Jerônimo Goergen, e o senador Nelsinho Trad.

No dia seguinte, a diretoria executiva da NTU se reuniu com a equipe técnica do BNDES, para tratar do financiamento para o transporte público urbano de estados e municípios, do financiamento para a aquisição de ônibus com a Finame e da linha de financiamento para capital de giro de empresas.

A sexta-feira, dia 22, foi dedicada ao encontro virtual entre o Conselho da NTU e representantes da indústria do ônibus. Executivos da Mercedes-Benz, Volks, Volvo, Scania, Marcopolo, Caio, Comil, Mascarello e Fabus participaram do evento, cujo tema foi o cenário atual de crise e as ações que podem ser realizadas conjuntamente.