Notícias

06/04/2020

Coronavírus: operadores do transporte público do estado do Rio buscam solução para manutenção dos serviços

Representantes da Fetranspor, da SuperVia, do MetrôRio e da CRR Barcas se reuniram, dia 1º de abril, por videoconferência, com o governador Wilson Witzel, e com membros do Ministério da Economia, do BNDES e do Banco Mundial, para debater maneiras de manter em funcionamento trens, metrô, barcas e ônibus durante a crise do coronavírus.

Os concessionários e operadores estão solicitando apoio financeiro para continuar atendendo à população, principalmente os profissionais que atuam em serviços essenciais, como saúde, segurança, supermercados e farmácias. Com uma redução de 70% a 85% no número de passageiros transportados devido à Covid-19, as empresas de transporte público do Rio acreditam não terem como manter as operações pelo tempo necessário de isolamento social para evitar o colapso do sistema de saúde, com o achatamento da curva de pico da doença.

O estado do Rio de Janeiro é o primeiro a buscar uma solução em conjunto para que o setor de transporte púbico consiga enfrentar a crise. Uma nova reunião deverá acontecer dia 8 de abril.