Notícias

26/05/2017

Cúpula Global da UITP defende necessidade de os transportes assumirem a liderança

Realizado entre os dias 15 e 17 de maio, em Montreal, Canadá, pela UITP, a Cúpula Global de Transportes Públicos reuniu 2.500 pessoas, de 84 países, e contou com 330 expositores de 30 países, exibindo seus mais recentes produtos e soluções inovadoras em 25.000 m² e atraindo 13 mil visitantes durante os três dias.

 

O tema central da Cúpula – Liderar a Transição – destacou a necessidade de os transportes públicos assumirem a liderança face às numerosas mudanças e desafios como a digitalização, a energia e o surgimento de novos atores no mercado da mobilidade. O evento também debateu a grande quantidade de inovação no setor, de assistentes de dados a veículos autônomos. “Para liderar a transição, o modelo de negócio dos transportes públicos terá que mudar, e está mudando para integrar plenamente novos serviços, como a bicicleta ou o automóvel”, afirmou o Secretário-Geral da UITP, Alain Flausch. Ele afirmou que os clientes terão de ser colocados no cerne das preocupações das empresas e que o trabalho em conjunto será fundamental para que o setor se torne mais ágil e atenda às expectativas dessa nova era.

 

Lélis Teixeira recebeu homenagem ao passar a presidência da UITP América Latina para Jurandir Fernandes | Foto: Richele Cabral

Lélis Teixeira recebeu homenagem ao passar a presidência da UITP América Latina para Jurandir Fernandes | Foto: Richele Cabral

 

A Cúpula, organizada pelos operadores locais de transporte de Montreal – AMT e STM – , colocou o extenso sistema integrado de transporte público da capital canadense, que inclui a partilha de carros e bicicletas, no centro das atenções internacionais e destacou os principais avanços no transporte urbano do país. “Nesta Cúpula da UITP, a indústria de trânsito canadense está tendo um momento real no cenário mundial”, explicou Patrick Leclerc, presidente e CEO da Associação Canadense de Trânsito Urbano.

 

O presidente executivo e a diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Lélis Teixeira e Richele Cabral, participaram do evento. Lélis recebeu homenagem da UITP ao passar a presidência da UITP América Latina para Jurandir Fernandes, ex-secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo. Richele assumiu a vice-presidência, juntamente com outros quatro membros da América Latina. Também durante a Cúpula foi eleito o novo presidente da UITP, Pere Calvet, que substitui Masaki Ogata. “Estamos prestes a entrar numa nova era nos transportes públicos impulsionada por enormes mudanças sociais e tecnológicas. Estou ansioso para continuar o excelente trabalho de Masaki Ogata como Presidente da UITP, uma vez que a Associação tem um papel importante a desempenhar neste novo cenário”, disse Calvet, engenheiro civil com mais de 30 anos de experiência em transportes públicos.

 

Foto: Richele Cabral

Foto: Richele Cabral

 

Durante o evento, foram entregues os Prêmios da UITP, os quais reconhecem projetos ambiciosos e inovadores de mobilidade sustentável que contribuem para o objetivo setorial de duplicar a quota de transporte público global até 2025. Os Prêmios de 2017 destacaram projetos bem sucedidos implementados em todo o mundo, no período 2015-2017, e que colocam o transporte público no centro do sistema de mobilidade urbano e local (confira os vencedores no link https://uitpsummit.org/2017/05/17/uitp-awards-winners/). Também foram premiados os vencedores do Concurso de Fotografia da UITP, cujo tema foi o mesmo da Cúpula. Os participantes teriam que mostrar através das imagens “Como é que os transportes públicos lideram a transição para a mobilidade?”. As fotos vencedoras captaram uma gama de inovações de automóveis autônomos, estações sustentáveis, novas soluções de mobilidade (confira no link https://uitpsummit.org/2017/05/15/photo-contest-winners/).