Notícias

22/04/2022

Daniel Colella faz palestra sobre diesel para sindicatos e empresas associadas

No dia 18 de abril, Daniel Colella, CEO da Combudata, plataforma de gestão e monitoramento de preços e custos de combustíveis, conversou com sindicatos filiados e empresas de ônibus associadas sobre a distribuição de diesel.

Na ocasião, Daniel explicou como funciona a precificação do combustível no estado do Rio e os fatores que influenciam no reajuste. Cada empresa de ônibus tem a sua característica para a composição do preço, de acordo com o que foi negociado com a distribuidora, porém, alguns fatores influem, como a variação do preço da refinaria, do biodiesel, da importação, a localização da empresa, o preço do petróleo, os impostos e o dólar. “A precificação do diesel é um tema complexo, mas precisamos entender esses detalhes para que possamos negociar a redução do preço com as distribuidoras”, lembrou Armando Guerra, presidente da Fetranspor.

Sobre os contratos de fornecimento com as distribuidoras, Daniel ressaltou que aqueles com exclusividade e galonagem a ser cumprida podem trazer desvantagens para as empresas. O mesmo vale para os negociados para longos períodos, pois, diminuindo o período de vigência, é possível renegociar o valor antes que a margem de preço aumente muito.

Richele Cabral, diretora de Mobilidade da Fetranspor, encerrou o encontro falando sobre a necessidade da reflexão sobre o tema e a importância da promoção desse tipo de debate no setor.