Notícias

12/01/2015

Diálogo Jovem promoverá cursos de comunicação para jovens do programa

O Diálogo Jovem 2015 começará mais cedo! Esse ano o programa terá muitas novidades: cursos, lançamento da plataforma digital, encontros e visitas às empresas, além de mais jornais produzidos pelos jovens sobre temas importantes para a mobilidade.

 
Em 2012 o DJ surgiu com o objetivo de provar que dialogar é possível; em 2013 propostas dos jovens foram apresentadas propondo construir juntos caminhos para melhoria da mobilidade; em 2014, por meio de ações em terminais, no BRT e nas empresas, os jovens puderam ampliar o diálogo com a sociedade; 2015 será o momento de proporcionar aos jovens formação para que ampliem suas ações nas empresas, universidades, escolas e nos meios que circulam. Em breve todos serão convidados a conhecer o planejamento do Diálogo Jovem 2015.

 
Começaremos o ano oferecendo dois cursos sobre comunicação que podem apoiar os jovens nas suas atividades nas empresas, nos meios onde estão inseridos e na vida: um sobre a influência da comunicação no dia a dia e outro sobre jornalismo cidadão. Ambos têm como objetivo fornecer ferramentas para argumentação estratégica sobre mobilidade e valorização do transporte público.

 
Os cursos são destinados aos jovens do DJ e a novos, que sejam indicados por ter o perfil e interesse pelo tema (mesmo que não atuem na área de comunicação). Veja mais detalhes abaixo.

 
A formação será gratuita e realizada nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2015 no Centro do Rio de Janeiro das 9h às 17h30 por Fernanda Baumhardt e Karina Miotto.

 
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do respsocial@fetranspor.com.br até o dia 21 de janeiro.

 

 

>> Conheça mais sobre os cursos e facilitadoras:

 
Curso “A comunicação e sua influência em nosso dia a dia”:

 

Visa ampliar o olhar sobre os diversos tipos de comunicação, orientar sobre a melhor maneira de construir uma boa narrativa e apresentar técnicas de observação e de prática para o desenvolvimento de uma comunicação mais verdadeira, objetiva e eficaz.

 
Destinado a jovens do programa Diálogo Jovem e do sistema de transporte que queiram enxergar o poder de persuasão e influência desta ferramenta. Afinal todos somos comunicadores!

 
O curso será totalmente gratuito e acontecerá dia 28 de janeiro de 9h às 17h30.

 

 

Curso de Jornalismo Cidadão:

 

Cidadãos comuns e sem formação jornalística que participam de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações é o que resume Jornalismo Cidadão.

 
Este curso visa empoderar e capacitar jovens para que sejam jornalistas cidadãos em prol da mobilidade inteligente no Rio de Janeiro. Entre outros objetivos, visa capacitar os jovens para alimentar a plataforma digital Diálogo Jovem bem como construir pontes de diálogo entre o jornalista cidadão e seus diversos públicos em benefício de causas coletivas, como aumento da qualidade de vida e novas práticas e atitudes pela mobilidade na cidade. Destinado a jovens do programa Diálogo Jovem e do sistema de transporte do Rio de Janeiro.

 

O curso será totalmente gratuito e acontecerá dia 4 de fevereiro (a confirmar) de 9h às 17h30.

 

 

Sobre as facilitadoras:

 

 

Fernanda Baumhardt

Fernanda formou-se em jornalismo em 1995 e, por 12 anos, trabalhou na CNN, um dos maiores canais de TV do mundo. Após sair da CNN fez mestrado na Faculdade de Ciências da Vida na Terra na Universidade Livre de Amsterdã, onde entrou em contato com o universo dos vídeos-participativos na educação de comunidades africanas sobre mudanças climáticas. Foi parar em Malaúi com a equipe da Cruz Vermelha. O resultado de seu trabalho foi publicado em um jornal científico na Europa. Fernanda comanda a Proplaneta, organização que há três anos é parceira do Diálogo Jovem.

 

Karina Miotto

Jornalista com 15 anos de experiência, já trabalhou para o jornal Folha de S.Paulo e escreveu para as revistas Exame, Viagem e Turismo, Vida Simples e National Geographic, entre outras. Especializou-se em jornalismo ambiental e morou 5 anos na Amazônia, onde foi repórter, correspondente e editora. Em setembro de 2014, atuou como coordenadora da Avaaz no Rio de Janeiro para a Caminhada pelo Clima, a maior mobilização global da história pelo clima do planeta, que aconteceu em 166 países. Desde 2011 é parte da comunidade TED Global, cujos eventos de palestras tem como missão espalhar boas ideias.