Notícias

13/06/2019

Diretora da Federação e gerente do Rio Ônibus participam de Congresso da UITP em Estocolmo

A diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, Richele Cabral, e a gerente de Mobilidade Urbana do Rio Ônibus, Paula Leopoldino, estiveram em Estocolmo, na Suécia, participando do Global Public Transport Summit, o Congresso Mundial da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), entre os dias 9 e 12 de junho. O evento, que acontece a cada dois anos, reuniu cerca de três mil especialistas, empresários e autoridades de 80 países, além de 15 mil visitantes internacionais. O tema deste ano foi “A Arte do Transporte Público” e discutiu os desafios representados pelo acelerado crescimento populacional nas cidades e a ameaça do aquecimento global.

 

Foto: Richele Cabral

Foto: Richele Cabral

 

No segundo dia de evento, a diretora da Federação conduziu o painel “Aumentando a eficiência das redes de ônibus através de prioridades como BRTs”. Richele apresentou um resumo dos números desses corredores no Brasil e falou sobre a atual situação do BRT da cidade do Rio de Janeiro. Já a gerente do Rio Ônibus destacou o legado deixado pela Olimpíada de 2016 para a mobilidade urbana da capital carioca, mostrando como está o sistema rodoviário da cidade atualmente. Outros exemplos de BRT foram apresentados por representantes das cidades de Dakar, no Senegal, Joanesburgo, na África do Sul, e Shengzhou, na China. “Participar do Congresso e ter a oportunidade de assistir a diversas palestras sobre a questão da mobilidade sustentável nos proporciona mais conhecimento, informação e ideias, que poderão contribuir tecnicamente para melhorar o sistema de transporte por ônibus do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Richele.

 

Foto: Paula Leopoldino

Foto: Paula Leopoldino

 

Paralelamente ao Congresso, foi realizada uma feira de fornecedores, tecnologia e sistemas para todos os tipos de transporte.