Notícias

29/04/2022

Diretora da Fetranspor ministra palestra em evento do México

A diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral, participou, como palestrante, do 13º Congresso Internacional de Transporte (13º CIT), realizado virtualmente pela Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade (AMTM), nos dias 27 e 28 de abril de 2022, e que teve como tema central “Redefinir e Inovar a Mobilidade”.

Richele Cabral falou sobre a nova realidade do transporte e os desafios a serem superados para transformar o ciclo vicioso em ciclo virtuoso. A diretora destacou cinco desafios: definição clara das regras do jogo, como diretrizes, objetivos e responsabilidades; oferta de serviços inovadores e com mais qualidade; melhoria da infraestrutura, já deficiente; financiamento, e o entendimento de que as pessoas e o transporte público são protagonistas da nova mobilidade urbana. “Com a alteração das regras do jogo, busca-se garantir principalmente duas coisas – qualidade do serviço para o usuário e sustentabilidade para o negócio”, disse. E defendeu que para isso é necessária a criação de um novo marco legal, cuja proposta já está sendo encaminhada pelo Congresso Nacional, baseado em três pilares – qualidade e produtividade, financiamento e regulação e contratos.

Richele afirmou ainda que a inovação depende da criação de alianças com startups, universidades, ecossistemas, empresas, investidores e a sociedade em geral, entre outros atores, e que é preciso criar programas, processos e projetos para encontrar, desenvolver e propor produtos e soluções inovadoras. A diretora da Fetranspor destacou os aspectos que envolvem a nova mobilidade, como: serviços compartilhados, tecnologia veicular, mobilidade individual, novos negócios, big data, novos meios de pagamento, fidelização do cliente e inovação. Sobre as tendências dessa nova mobilidade, Richele ressaltou os aplicativos, os veículos autônomos, o efeito uber, o aumento dos carros elétricos, a exclusão dos carros a diesel, a facilidade de pagamento e carros e caronas compartilhados.

Além da diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, o tema “nova realidade do transporte” também foi defendido pelo CEO do Corredor Insurgentes S.A. de C. V. CISA, Jesús Padilla Zenteno, e pelo gerente corporativo de Relações Técnicas Institucionais da Metropol, da Argentina, Luciano Fusaro. A moderação coube ao diretor de Advocacia e Divulgação da União Internacional de Transporte Público (UITP), Dionisio González. A abertura do Congresso ficou a cargo da chefe do Governo da Cidade do México, Claudia Sheinbaum Pardo; de Jesús Padilla Zenteno, que também é presidente honorário da Associação Mexicana de Transportes e Mobilidade (AMTM), e do presidente efetivo da entidade, Nicolás Rosales Pallares.