Notícias

15/12/2015

Empresas investem na formação de jovens

jovens

Foto divulgação: Viação Salineira


 
Segundo pesquisa sobre a situação da população mundial realizada em 2014 pelo UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), vivemos hoje o “bônus demográfico” – momento em que a maior parte da população está em idade ativa. Especialistas afirmam que, com os investimentos certos e as oportunidades de participação, esses jovens podem desenvolver seu próprio potencial e tornar-se geradores de respostas aos problemas, como  os criadores, empreendedores, agentes de mudança e líderes das próximas décadas.

 

Acreditar que o jovem é capaz, investindo para ajudar na sua formação e incentivando a realização de seus projetos faz parte de iniciativas que demonstram boas práticas de algumas empresas e organizações do setor. Confira!

 

Disponível em algumas linhas convencionais que ligam Barra Mansa e Volta Redonda a Niterói, Rio de Janeiro e Campo Grande, o Programa Universitário, da Viação Cidade do Aço, apoia estudantes de graduação em nível superior cujas faculdades ficam em cidades distantes de suas residências, oferecendo desconto nas passagens para aqueles que se cadastram. Além disso, a empresa acredita na formação e apoio à carreira de jovens por meio do Programa Jovem Aprendiz, como é o caso de Luan Ramos e Nohan Izoldi, que  hoje ocupam cargos estratégicos.

 

Já no grupo SMS (Auto Viação Salineira, Viação Montes Brancos e Viação São Pedro), as aulas de Planejamento Estratégico do programa Jovem Aprendiz mobilizaram os jovens colaboradores e renderam ótimos resultados. Eles recomendaram diversas ações para redução de impacto sobre o meio ambiente e para a minimização dos custos do Grupo. Desde a criação do Programa, em 2008, 20 jovens foram efetivados e trabalham na empresa.

 

O Instituto JCA incentiva e promove a formação de jovens da zona leste fluminense, a partir de seu desenvolvimento como bons alunos, profissionais e cidadãos, por meio de programas como Oficina do Ensino, Fortalecendo Trajetórias, Rede Agir e Formação de Jovem Aprendiz. Em 10 anos de atuação, o IJCA já capacitou mais de 2.000 jovens para o mercado de trabalho, dando apoio inclusive a estudantes da rede pública de ensino.

 

Mais informações em:
Cidade do Aço

Salineira

Instituto JCA