23/12/2020

Entidades de transporte público divulgam carta aberta a governadores e prefeitos

Entidades do setor de transporte público coletivo divulgaram, dia 22 de dezembro, carta aberta a governadores e prefeitos alertando sobre a crítica situação dos transportadores urbanos, devido aos impactos causados pela pandemia de Covid-19. O documento também aborda as perspectivas para 2021, destacando que medidas urgentes de socorro ao setor devem ser tomadas.

“O colapso no transporte já está entre nós, com extinções de linhas e redução de oferta, em total prejuízo da população. A omissão dos governos neste momento pode, sim, levar ao desmantelamento de uma organização de transporte público construída com muito esforço entre entes privados e públicos ao longo de décadas, modelo que distingue o Brasil dos países latino-americanos”, diz trecho da carta.

Assinam o documento a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, o Instituto de Engenharia de São Paulo e o Instituto Movimento Pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade (IMDT).

Solicitamos às empresas associadas e entidades filiadas que divulguem o material para seus contatos com o objetivo que chegue aos prefeitos e governadores de suas localidades. Faça o download das cartas pelo link abaixo.

Carta Aberta aos Governadores:

Carta Aberta aos Prefeitos: