Notícias

14/12/2015

Estado apresenta Plano Diretor de Transporte Urbano

destaque-alerj

A secretaria de Estado de Transportes apresentou, no último dia 9, durante sessão do Fórum de Desenvolvimento Urbano da Alerj, o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) da Região Metropolitana. O PDTU orientará as políticas públicas estaduais para a área de transporte e mobilidade, além de ser utilizado como base para elaboração dos planos de mobilidade dos 21 municípios que compõem o Grande Rio.

O presidente executivo da Fetranspor, Lélis Teixeira, participou da sessão e ressaltou que a intenção do poder público é a indução de melhorias para a mobilidade, dando aos operadores as condições necessárias para oferecerem um sistema de transporte mais abrangente e qualificado. “Não podemos falar sobre transportes de maneira isolada. Entendemos que vamos compor uma rede integrada, sistêmica e interoperável. O Rio de Janeiro dará um salto, de 16% para 64% de pessoas com acesso ao transporte de massa”.

O secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório, explicou os projetos que visam a melhorar a oferta de transportes prevista para 2016, entre eles a entrega da Linha 4 do metrô, os BRTs TransOlímpica e TransBrasil além do aumento da capacidade do sistema ferroviário, com a chegada de novas composições.

O secretario municipal de Transporte do Rio, Rafael Picciani, falou sobre a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que deve promover a redução das emissões de gases de efeito estufa. Os deslocamentos a pé e por bicicletas serão estimulados, assim como a participação popular, por meio de sugestões.