Notícias

29/05/2017

Estudo orienta empresas de ônibus para consumo consciente de água

A Confederação Nacional de Transportes (CNT) realizou um estudo sobre o volume de água utilizado em lavagens de ônibus rodoviários e urbanos no Brasil e o impacto econômico desta prática para as empresas. A partir dos resultados da Sondagem CNT de Gestão Hídrica (como foi chamado o estudo), foi criado um manual e também um simulador, que irão orientar as empresas no processo de redução do consumo de água nas garagens.

 

Atualmente, os sistemas de reúso já implantados nas empresas geram uma economia de 32 milhões de litros de água (50,6% do total gasto), para uma frota total de 180 mil ônibus no Brasil. Se todas as empresas de transporte de passageiros adotarem o reúso, a economia de água poderá chegar a 51 milhões de litros a cada ciclo de lavagem de toda a frota.

 

O Simulador é um instrumento para que as empresas calculem o volume de água que pode ser economizado com a implementação de um sistema de reúso. Com a ferramenta, os transportadores saberão o potencial de redução mensal da conta de água e esgoto de suas garagens, assim como a viabilidade financeira e o tempo de retorno do investimento.

 

O documento Sondagem CNT de Gestão Hídrica e o Manual CNT de Gestão Hídrica estão disponíveis no site da CNT.