Notícias

21/10/2016

Etransport: falta menos de um mês para a 17ª edição do Congresso

Falta menos de um mês para o 17º Etransport (Congresso sobre Transporte de Passageiros), que será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, no Riocentro, pela Fetranspor e sindicatos filiados e é considerado o maior evento de transportes da América Latina.

 

O tema central será “Mobilidade Inteligente”, conceito que conduzirá os quatro temas dos debates: Como transformar a mobilidade das cidades em curto prazo; Situação da mobilidade urbana no País: como evoluir? (parte I, de palestras, e parte II, de mesa redonda); Ampliação de responsabilidades na sucessão das empresas: da excelência de gestão até a invenção do futuro dos negócios, e Novas tecnologias: oportunidades ou desafios para o seu negócio? Cada um desses quatro temas principais é subdividido em duas ou mais palestras, todas no auditório 1, dias 24 e 25.

 

A abertura será às 18h30 do dia 23, no auditório 1. Mas, nesse primeiro dia de evento, desde a parte da manhã já estarão acontecendo algumas atividades paralelas, como as visitas técnicas aos BRTs Transcarioca, Transolímpica e Centro de Controle Operacional, na Barra da Tijuca, e ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), no Centro do Rio. De tarde, será realizado o Fórum de Segurança no Trânsito, com palestras sobre legislação de trânsito, saúde, segurança e prevenção, entre outras.

 

Arte: Fetranspor

Arte: Fetranspor

 

Durante todo o segundo dia e parte do terceiro, outro importante evento acontece no auditório 2: o Fórum RioCard, cuja abertura será às 9h30min. Soluções antifraude na bilhetagem, inovação tecnológica e adequação de produtos para a geração Y, soluções para a intermodalidade, case RioCard Olímpico, cartões com dupla função, utilização dos dados da bilhetagem para a melhoria da mobilidade, e comportamento e perfil do cliente de transporte são alguns dos assuntos que serão debatidos no Fórum.

 

Também no dia 24, na parte da tarde, será realizado o IV Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte, que vai debater a energia solar no setor. E no último dia de Etransport, acontece o Encontro Jurídico, que discutirá os meios alternativos de soluções de conflitos no setor de transporte coletivo por ônibus, seja com a administração pública, usuários ou conflitos trabalhistas.

 

Além dos debates, o Etransport será palco de duas premiações – o Prêmio Alberto Moreira, que destaca os melhores rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, nas categorias motorista, cobrador, manutenção, operação, administração e liderança, e o Prêmio Mobilidade Urbana (PMU), que reconhece os melhores trabalhos sobre o tema e que estejam ligados direta ou indiretamente à mobilidade urbana do Estado do Rio. Este ano, o PMU contempla apenas as categorias de jornalismo (Mídia Impressa e Mídia Eletrônica).

 

A UITP (Associação Internacional de Transportes Públicos) e a ANTTUR (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento) e FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) terão espaço no Riocentro também. A primeira com o programa “Melhores práticas de comunicação e promoção da mobilidade urbana”. Já as ouras duas instituções promoverão o Encontro Nacional dos Transportadores de Fretamento e Turismo e o 17º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo.

 

Ainda paralelamente ao Etransport, acontece a 11ª FetransRio, feira de serviços e produtos voltados para a mobilidade urbana e que, em sua última edição, recebeu mais de 10 mil visitantes.

 

As inscrições para o 17º Etransport podem ser feitas pelo site www.etransport.com.br. O credenciamento é realizado no local do evento, a partir das 14h do dia 23 de novembro.