Foi inaugurado, dia 2 de abril, na sede da Viação Redentor, o “Ônibus Oftalmológico”, fruto de parceria da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro com o Centro Albert Sabin e apoio do Grupo Redentor. O veículo é o mesmo utilizado no projeto “Consultório Volante”, lançado pela Federação, em parceria com os sindicatos associados, e que funcionou entre 2013 e 2016. O “Consultório Volante” percorria as empresas de ônibus do Estado do Rio para atender os rodoviários, oferecendo consultas médicas (clínica-geral e oftalmologia) e nutricionais.

 

Foto: Ana Rosa Bonilauri

Foto: Ana Rosa Bonilauri

 

Agora, ele foi totalmente restaurado para ser utilizado nesse novo projeto do “Ônibus Oftalmológico”. A manutenção da parte mecânica coube ao Grupo Redentor e a reforma do consultório e equipamentos ficou a cargo do Centro Albert Sabin, que também criou um novo espaço no ônibus para o funcionamento de uma ótica, possibilitando ao rodoviário que tiver indicação para uso de óculos a compra facilitada. O Centro também fez o envelopamento interno e externo do veículo, dando ao projeto uma nova identidade visual.

 

O contato inicial entre o Albert Sabin e a Federação se deu através do Grupo Redentor, que já tinha parceria com o Centro para atendimento de seus colaboradores. “Falei sobre o ônibus com os administradores do Centro e eles gostaram da ideia. Entre o início das negociações, assinatura do contrato de parceria, reforma do veículo e inauguração, foram cerca de oito meses”, revela Mario Mattos, psicólogo do Grupo Redentor. A diretora da Universidade Corporativa do Transporte (UCT), da Federação, Ana Rosa Bonilauri, comemorou a retomada do projeto. “Uma alegria imensa poder participar desse lançamento do Ônibus Oftalmológico, considerando o apreço que sempre tivemos por essa iniciativa enquanto a gerenciamos. Um reconhecimento emocionado ao quanto a Redentor impulsionou esse projeto, entendendo seu espírito e investindo muito para que se tornasse realidade. O ônibus retorna ao seu ponto; é maravilhoso”, afirmou.

 

Foto: Ana Rosa Bonilauri

Foto: Ana Rosa Bonilauri

 

Segundo Mario Mattos, o “Ônibus Oftalmológico” fará sua primeira temporada de atendimento, de quatro a seis meses, na Redentor. Depois, partirá para as outras empresas do Grupo (Futuro e Barra).