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25/10/2013

Fetranspor e sindicatos filiados lançam campanha de conscientização para passageiros

Chamar a atenção da população para o fato de que todos devem preservar o que a todos pertence, levando a um novo conceito de “coletivo”, e mostrar que a cidade e seus habitantes saem ganhando com isso, em especial quando se fala de transporte público. Levar os clientes a se conscientizarem quanto ao que devem esperar do seu ônibus e do seu motorista, e quanto à forma como devem se comportar com relação ao veículo e a seu condutor. Estes são os objetivos principais da campanha que a Fetranspor e sindicatos a ela filiados estão lançando neste mês de outubro.

 

A campanha tem, inicialmente, três tipos de peças – bus indoor, adesivos e cartazes –, que passam mensagens como: “Respeite o motorista do ônibus. Ele cuida da segurança de todos” ou “No ônibus, cada um é seu próprio DJ. Use fones de ouvido”. O slogan é “O que é coletivo é seu também”, e a ideia é manter a ação durante pelo menos seis meses. Segundo a estudante de enfermagem Monique Costa Gomes, a iniciativa é importante porque ajuda a educar alguns passageiros que não respeitam os outros. “Tem gente que ouve música muito alta no ônibus, esquecendo que tem pessoas que querem dormir, simplesmente ficar em silêncio ou ouvindo a própria música”, diz ela, que costuma viajar de ônibus de Guapimirim para Teresópolis, duas a três vezes por semana.

 

Arte: Fetranspor

Arte: Fetranspor

 

Para a aposentada Ivaneide de Souza, existe um problema geral na sociedade, que se reflete nos passageiros e nos rodoviários: “Parece que, com o dia a dia corrido de hoje, as pessoas se esquecem de prestar atenção nas outras, de fazer atos de cortesia. Sempre dei lugar nos coletivos a pessoas mais velhas, e isso não era uma coisa apenas minha. As famílias ensinavam a seus filhos, os professores, no colégio, aconselhavam os alunos a se portarem com urbanidade em lugares públicos, nos coletivos etc. Agora, poucas pessoas cumprimentam o motorista, o cobrador; cedem lugar a idosos, a mães com crianças, ou a pessoas com dificuldade de locomoção. Espero que essa campanha desperte esse lado mais cortês nos passageiros”, conclui.

 

Ao cuidar do seu meio de transporte, o próprio cliente assegura a qualidade do veículo que utiliza em seus deslocamentos. Comportando-se de maneira gentil e educada, melhora o ambiente e a convivência com os demais passageiros e com os profissionais que o servem. O bom relacionamento entre clientes e profissionais do transporte faz parte do ideal de “Mobilidade com Qualidade”, perseguido pela Fetranspor e utilizado como slogan da entidade.