Notícias

02/10/2019

Fetranspor e TransÔnibus apresentam projetos na Arena ANTP 2019

A engenheira de Transportes da diretoria de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Evelyn Alves, apresentou, na Arena ANTP 2019 (Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana), realizado em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de setembro, o projeto “Análise e proposta de reestruturação do Sistema de Transportes de Teresópolis”. Criado pela Federação visando à diminuição dos congestionamentos, o projeto está reformulando o transporte coletivo no município, a partir da reestruturação de linhas de ônibus e melhorias viárias.

Foto: Divulgação / Fetranspor

O TransÔnibus também participou da Arena ANTP, apresentando dois de seus trabalhos. A coordenadora do Sistema de Gestão do TransÔnibus, Patrícia Portella, e o especialista em Transportes, Thadeu André Melo, ficaram responsáveis pela defesa, respectivamente dos artigos técnicos: “A Racionalização e Potencialização das Estruturas Organizacionais nas Empresas (Plano de Cargos e Salários) e Mobilidade Urbana: perspectivas, avanços e desafios na Baixada Fluminense”.

Foto: Divulgação / TransÔnibus

O primeiro foi desenvolvido pelo TransÔnibus sob a coordenação da diretora de Gestão de Pessoas e Organizacional, Rosa Emília da Conceição, com a participação de Patrícia Portella e Lucia Souza, coordenadora de Gestão de Pessoas. O Plano de Cargos e Salários (PCS) foi implantado pelo Sindicato com o objetivo de melhorar os processos de gestão de pessoas que sustentam a qualidade e a produtividade das empresas. A entidade assessorou as empresas associadas na implantação do PCS, contribuindo para a criação de um sistema de estrutura de cargos alinhado às principais características e diretrizes estratégicas do negócio.

Já o artigo defendido por Thadeu mostrou como os aspectos socioeconômicos impactam na mobilidade e na vida dos 3,7 milhões de habitantes dos 13 municípios da Baixada Fluminense. A principal recomendação do artigo técnico é a adoção de uma gestão integrada de políticas públicas voltadas ao controle do uso e da ocupação do solo.

A Arena ANTP reúne a 22ª edição do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e a XI Inrans (Exposição Internacional de Transporte e Trânsito da ANTP). Este ano, a ANTP contou com a parceria da OTM Editora, que publica a revista Technibus, e da MFontana Promoções. Nos dois primeiros dias do evento, foram realizados 17 módulos com dezenas de palestrantes, incluindo Fetranspor e TransÔnibus, que falaram sobre as transformações significativas que estão surgindo no setor de Mobilidade Urbana. No terceiro dia foi realizado efetivamente o Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito 2019, com o encontro de milhares de colaboradores que contribuíram com ações, programas de mobilidade urbana e de políticas públicas, na defesa do transporte com qualidade, do trânsito seguro, de cidades sustentáveis e com qualidade de vida, abrigando todas as formas de mobilidade nas cidades brasileiras.