Notícias

23/02/2017

Fetranspor e TransÔnibus integram sistema Geovias

A Fetranspor e o TransÔnibus fecharam parceria com o sistema Geovias Metropolitano, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que consiste no compartilhamento de redes de informação entre concessionárias e distribuidoras de serviço, visando à melhoria da getão e do planejamento de maneira integrada.

 

O Geovias foi criado pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental e já conta com 10 empresas e entidades interligadas – além da Fetranspor e do TransÔnibus (transporte), estão também CEG e CEG Rio (gás), Ampla/Enel e Light (energia), Cedae (água e esgoto) e Claro, Oi/Telemar e Tim Brasil (telecomunicações).

 

O sistema possibilita o cadastro das atividades de infraestrutura de toda a Região Metropolitana. “Com o Geovias, passamos a dispor de informações de toda a rede aérea e subterrânea das principais concessionárias da região. É um trabalho pioneiro em gestão de regiões metropolitanas no País”, afirmou Vicente Loureiro, diretor-executivo da Câmara Metropolitana.

 

Segundo Richele Cabral de Mobilidade Urbana da Fetranspor, a integração das informações vai facilitar o planejamento das empresas de transportes. Atualmente, a Federação disponibiliza para o usuário o sistema Vá de Ônibus, que permite acesso a informações como: itinerário, tarifas, linha se pontos de ônibus da região metropolitana. “Nossa intenção é atualizar nossa base cadastral e cooperar com as outras concessionárias”, disse.

 

Fonte: Jornal de Hoje (Nova Iguaçu – RJ), de 22 de fevereiro de 2017