Notícias

08/09/2021

Fetranspor fala sobre controle de emissão de gases no Podcast Rio Ônibus

O episódio 9, do Podcast Rio Ônibus, dia 7 de setembro, contou com a participação do gerente de Planejamento e Controle da Fetranspor, o engenheiro mecânico Guilherme Wilson. Ele falou sobre os resultados e as expectativas dos programas de controle e redução de gases poluentes promovidos pelo setor de ônibus no Rio de Janeiro e sobre tecnologias e ações que têm feito a diferença em relação à preservação do Meio Ambiente.

De acordo com o engenheiro, o estado do Rio de Janeiro é referência nesse tema de sustentabilidade no transporte há pelo menos 20 anos. “Na década de 80, o Brasil como um todo tinha problemas de emissão de poluentes de veículos a diesel. Era muito comum você ver um ônibus soltando aquela fumaça negra e caminhões também. Na década de 90, foi criado, aqui no estado do Rio, o maior programa de controle de emissão de gases do País. Pouca gente sabe que isso nasceu aqui no Rio de Janeiro, pela Fetranspor e sindicatos filiados, em parceria com a Petrobras e o Ministério das Minas e Energia. Chamava Programa EconomizAR”, lembrou Guilherme. “De lá para cá, todos os ônibus no estado são avaliados no mínimo três vezes por ano, no que tange aos níveis de emissão que estão saindo do escapamento. Isso não acontece em nenhuma outra unidade da Federação”, completou.

O papo como engenheiro, comandando pelo porta-voz do Rio Ônibus, Paulo Valente, está disponível em todas as plataformas digitais. No Spotify o link é: