Notícias

19/05/2021

Fetranspor faz webinar sobre “O Futuro das Empresas de Ônibus”

No dia 18 de maio, Sérgio Avelleda, ex-secretário de Transportes e Mobilidade da cidade de São Paulo e consultor em mobilidade urbana, esteve na Fetranspor para falar no webinar “O Futuro das Empresas de Ônibus”.

No evento, que aconteceu on-line e presencialmente, no auditório da Fetranspor, seguindo todos os protocolos de segurança, Avelleda falou sobre o que define o setor de transporte urbano hoje e como ele é visto pela sociedade, que, em sua maioria, tem uma perspectiva negativa das empresas de ônibus.

Junto com os mais de 50 participantes do webinar, Avelleda analisou forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do setor e destacou alguns desafios atuais, como a perda permanente de passageiros, a concorrência do Uber e a necessidade contínua de investimento em novas tecnologias, equipamentos e manutenção.

De acordo com o palestrante, diante do cenário atual, a necessidade de subsídio tornou-se essencial, mas as limitações do orçamento público se apresentam como uma barreira para a sobrevivência do setor. Soma-se a isso a crise de imagem e credibilidade, a falta de transparência e a incompatibilidade do modelo de negócio com os novos padrões de governança. Mas, Avelleda defende que ainda assim o setor de transporte tem um ativo muito valioso: o passageiro, que escolhe estar no ônibus e gasta uma parte do seu tempo nele. Segundo o consultor, é com foco no cliente que o setor precisa redesenhar o seu negócio; e é necessário reconquistá-lo. Para isso, as empresas precisam investir em marketing de serviço, em ações que ofereçam serviços mais personalizados e de melhor qualidade.

Por fim, o ex-secretário de transporte fez algumas sugestões importantes para a manutenção do setor: conhecer o cliente, cumprir o que foi prometido, oferecer serviço padronizado e redesenhar o negócio. “Não haverá salvação externa ao negócio, antes do próprio negócio se salvar”, finalizou.