Notícias

08/07/2022

Fetranspor participa do encontro “Cidades Verdes – Dez Anos”

Aconteceu no dia 5 de julho, no Centro de Convenções da Firjan, no Rio de Janeiro, o encontro “Cidades Verdes – Dez Anos”, que debateu o tema “ESG na Construção de Cidades Sustentáveis”. O evento é considerado um laboratório de ideias para reunir, debater e propor caminhos para melhorar a qualidade de vida das metrópoles. Foram realizadas quatro mesas de debate com os temas: mudanças climáticas, saneamento, mobilidade e energia. A diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral, participou da Mesa 3, falando sobre “O futuro da mobilidade urbana”.

Na ocasião, Richele falou sobre as alternativas para uma mobilidade urbana mais sustentável, como o investimento em ônibus ,elétrico, veículos autônomos e bicicletas compartilhadas, mas, segundo a diretora, para que isso aconteça, ainda é necessário o enfrentamento de alguns conflitos urbanos, como o estímulo ao uso do transporte coletivo, a viabilização de fontes energéticas renováveis, o foco na experiência do cidadão, a resolução de problemas de planejamento urbano envolvendo a sociedade e o subsídio do transporte público.

“Ainda temos muitos desafios pela frente, precisamos definir as regras do jogo, oferecer serviços inovadores e de qualidade e uma estrutura mais eficiente e financiada, além de colocar as pessoas e o transporte público como os protagonistas da nova mobilidade urbana”, reforçou Richele. A diretora falou ainda sobre a importância da criação de um novo marco legal baseado em três pilares: qualidade e produtividade, financiamento e regulação e contratos. Com essa mudança, seria possível criar uma base sólida para o desafio de inovar no setor. Por fim, Richele falou sobre as fontes de recurso para o custeio da passagem e a necessidade da priorização do transporte coletivo, exemplificando com o modelo de BRS implantado na cidade do Rio de Janeiro.

O “Cidades Verdes – Dez Anos” é uma realização do Instituto Onda Azul, com parceria da Firjan e da BandNews e apoio da Coppe-UFRJ, ANAMMA, C40 e ICLEI.

Confira aqui a gravação do evento na íntegra.

Foto: divulgação / Instituto Onda Azul