Notícias

01/07/2022

Fetranspor participará do encontro “Cidades Verdes – Dez Anos”

Será realizado, no dia 5 de julho, das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro, o encontro “Cidades Verdes – Dez Anos”, que vai debater o tema “ESG na Construção de Cidades Sustentáveis”. O evento é considerado um laboratório de ideias para reunir, debater e propor caminhos para melhorar a qualidade de vida das metrópoles.

Serão quatro mesas debatendo temas fundamentais, como: mudanças climáticas, saneamento, mobilidade e energia. A diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral, participará da Mesa 3, das 14h30 às 16h.

A realização é do Instituto Onda Azul, com parceria da Firjan e da BandNews e apoio da Coppe-UFRJ, ANAMMA, C40 e ICLEI. “Será um evento com o que existe de mais contemporâneo na agenda do desenvolvimento sustentável”, diz André Esteves, diretor do Onda Azul, idealizador e coordenador da edição comemorativa.

O evento, idealizado por Alfredo Sirkis, contará com especialistas e será mediado por um time de jornalistas formado por Cristina Serra, Giane Gatti, Emanuel Alencar e Sônia Araripe. “A academia, sociedade civil, iniciativa privada e o poder público precisam conversar e é isso que vamos fazer. Tamanho conhecimento não pode ficar restrito a seus próprios núcleos”, afirma Esteves.

Em ‘Mudanças Climáticas: Cidades para a Defesa do Clima’, Suzana Khan (Coppe UFRJ), Mario Mantovani (ANAMMA), Andrea Lopes (Firjan) e Ilan Cuperstein (C-40) vão falar sobre caminhos já encontrados para a mitigação dos problemas causados pela elevação da temperatura do planeta.

A segunda mesa, reunindo Gesner Oliveira (FGV), Aspásia Camargo (socióloga e ex-deputada), Leonardo Soares (Cedae) e Marilene Ramos (Águas do Brasil), debaterá ‘Saneamento e Gestão de Resíduos: Fortalecendo a Resiliência das Cidades’.

Já o tema ‘Mobilidade Urbana, Movimentando as Cidades’, na Mesa 3, trará Andrea Santos (Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas), Clarisse Link (ITDP), Maína Celidonio (Secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro) e Richele Cabral (Fetranspor) na busca por caminhos que aumentem a circulação das pessoas sem que exploda o consumo de energia fóssil.

Fechando o evento, a Mesa 4 debaterá ‘Diversificando a Energia das Cidades’, com Amanda Schutze (CPI Brasil), Ilan Cuperstein (C40), Rafael Kelman e Solange Ribeiro (NeoEnergia) analisando as alternativas para a geração de energia, com mediação de Cristina Serra.

Inscrições podem ser feitas pelo site https://www.cidadesverdes.eco.br.