Notícias

18/05/2020

Fetranspor participou de encontros online do Centro Integrado de Mobilidade Urbana

A Fetranspor participou, nos dias 5, 6 e 12 de maio, de webinars, encontros on-line, do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), grupo do Centro de Operações Rio (COR). Os eventos tiveram como objetivo discutir a mobilidade urbana em tempos de pandemia, analisar as questões-chave para o que é considerado o “novo normal” na mobilidade e impedir que os transportes públicos sejam vistos como polo de contaminação. A diretora de Mobilidade Urbana, Richele Cabral, e a engenheira de Transportes, Evelyn Cortez, representaram a Federação e o sistema intermunicipal de transportes do estado do Rio de Janeiro, nos três dias de evento, fazendo apresentação no primeiro dia sobre o tema “Onde estamos?”.

Além da Fetranspor, pelo sistema intermunicipal de ônibus, o primeiro encontro, dia 5 de maio, contou com a participação de representantes do BRT, das Barcas, Metrô, Supervia e VLT, bem como do Rio Ônibus, pelo sistema municipal de ônibus, e da Tem Bici. Também estiveram online profissionais da Fiocruz, para falar sobre o momento atual da pandemia, da CVL e da Cet-Rio, para apresentar uma visão geral do cenário de transportes e mobilidade nos meses de março e abril.

No segundo dia, o evento debateu a questão: “Para onde vamos?” e mostrou medidas de contenção do vírus e de gerenciamento de crise da Covid-19 em outros locais do mundo. O último dia de webinars foi dedicado à validação e estruturação do conhecimento gerado nos dois primeiros encontros.

Criado antes da Olimpíada de 2016, o CIMU contou, na ocasião dos Jogos, com sala própria no COR, de onde fez o monitoramento, de forma integrada, do sistema de transporte da cidade do Rio de Janeiro. O grupo é composto por representantes das concessionárias de transportes e das agências públicas que atuam na mobilidade urbana.