14/03/2022

Fetranspor publica carta aberta à população fluminense

Os principais jornais do Estado do Rio de Janeiro divulgaram hoje carta aberta assinada pela Fetranspor e seus 10 sindicatos filiados, em que é solicitada atenção do poder público, nos âmbitos municipal, estadual e federal, para a necessidade de busca urgente de solução conjunta para a grave crise por que passam as empresas de ônibus fluminenses.

No texto, publicado pelos jornais O Globo, O Dia e Extra, são enumerados os principais motivos da situação do transporte público coletivo rodoviário de passageiros neste Estado: desrespeito aos contratos, pelos poderes concedentes; congelamento de tarifas por três anos, sem a devida reposição de custos assumidos; concorrência predatória do transporte clandestino e por aplicativos; falta de repasse dos valores das viagens realizadas com o benefício da gratuidade; redução do número de passageiros pagantes devido à pandemia e a novos hábitos, como o home office; e o aumento dos custos operacionais, em especial por causa das altas de preço do óleo diesel, bem acima da inflação.

Com a nota, o setor se posiciona claramente perante o poder público e esclarece a população sobre os problemas enfrentados e os riscos de quebra de continuidade de um serviço vital para o dia a dia em nossas cidades.

Leia aqui a carta na íntegra.