Notícias

30/10/2019

Fetranspor renova Convênio Selo Verde com Inea

Arte: Fetranspor

No dia 8 de outubro, a Fetranspor renovou, por mais cinco anos, o Convênio Selo Verde, com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). O documento foi assinado pelo presidente da Federação, Armando Guerra Júnior, e pelo presidente do Inea, Claudio Barcelos Dutra.

O objetivo do Convênio é o controle compartilhado da frota de ônibus das empresas associadas ao sistema Fetranspor, a partir de medições das emissões de gases poluentes, de forma a garantir o atendimento aos padrões máximos de emissão de opacidade estabelecidos pela legislação ambiental vigente. Tudo de acordo com a Resolução Conama nº 418, de 25 de novembro de 2009, e a Resolução Conama nº 70, de 19 de janeiro de 2016, e em concordância com os critérios estabelecidos pelo Procon Fumaça Preta, do Inea. Além do controle das emissões, o Selo Verde abrange a entrega quadrimestral de laudos e o acesso a um banco de dados, que permite a consulta ao histórico dessas medições.

A Fetranspor já atua no combate ao uso irracional do óleo diesel e no controle das emissões de fumaça preta pelos ônibus do Estado do Rio de Janeiro desde 1997. A partir de 2007, passou a contar com o Programa Despoluir, criado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo Sest Senat, e, em 2008, com o Convênio Selo Verde. Estas parcerias vêm contribuindo significativamente para o crescimento da eficiência energética do setor de transporte por ônibus no Estado do Rio. Nos últimos 22 anos, a Fetranspor fez mais de um milhão de medições de fumaça nas frotas de ônibus de suas empresas associadas, alcançando uma redução de aproximadamente 2,55 milhões de toneladas de CO2. Além disso, mais de 50 mil toneladas de material particulado deixaram de ser emitidos na atmosfera, junto a uma economia de quase 900 milhões de litros de diesel não queimados.

A renovação do Convênio Selo Verde é um importante compromisso da Federação em contribuir para conter as emissões de gases poluentes e garantir melhorias na qualidade de vida da população fluminense.

 

Confira os números em 2019:

· Média de avaliações mensais: 6.112 medições

· Frota total participante: 22.337 veículos

· Equipe do Convênio: 33 técnicos

· Unidades móveis: 14 viaturas

· Empresas atendidas: 187 empresas