Notícias

25/06/2015

Fetranspor tem presença destacada no 20° Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Não bastasse o papel de vanguarda na mobilidade brasileira graças à reformulação da sua rede de transporte, o Rio de Janeiro, mas precisamente a Fetranspor, teve um papel de destaque no 20° Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. A participação de seus representantes nas plenárias e, também em diversas comunicações técnicas, mostra que o trabalho desenvolvido pela Federação em benefício da mobilidade urbana no Estado.

 

A analista de Meio Ambiente da Federação, Taísa Abbas, foi a primeira a apresentar um dos trabalhos inscritos nas comunicações técnicas. Ela falou sobre o uso do diesel de cana no BRT TransCarioca e seus impactos na operação. “Houve grande interesse com relação aos atributos ambientais do diesel de cana. Uma dúvida dos participantes foi quanto a viabilidade e a implantação deste combustível. Mostrei também que era importante ressaltar as qualidades do projeto e o papel da Fetranspor liderando a busca por uma mobilidade mais sustentável no Rio”.

 

Foto: Renato Siqueira

Taísa Abbas | Foto: Renato Siqueira

 

Ao longo dos três dias de Congresso, além das participações nas comunicações técnicas importantes para a disseminação das iniciativas da Fetranspor e outras que envolvem sindicatos filiados, a Fetranspor também marca presença com estande na 9° Exposição Internacional de Transporte e Trânsito. Neste espaço foi possível conhecer alguns projetos e iniciativas da Federação.

 

A diretora da Universidade Corporativa do Transporte (UCT), Ana Rosa Bonilauri, representou o presidente-executivo da Fetranspor, Lélis Marcos Teixeira, no painel “A qualidade da gestão construindo um novo paradigma de qualidade de serviços” e mostrou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Federação para melhorar a gestão das empresas associadas que, segundo ela “é um trabalho para a sobrevivência do sistema. Precisamos reinventar a gestão, pois vivemos um momento de crise”. Ana apresentou as mudanças que vem ocorrendo no modelo de operação do sistema de transporte da cidade do Rio como a formação dos consórcios para obtenção de ganhos na produtividade das empresas.

 

Foto: Renato Siqueira

Paulo Fraga com microfone na mão | Foto: Renato Siqueira

 

No último dia do encontro, o diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor, Paulo Fraga, integrou o rol de painéis participando do debate sobre as contribuições que o marketing pode oferecer para promover o melhor relacionamento entre os agentes do transporte público e a sociedade. “Devemos encontrar as soluções de mobilidade de modo a atender aos atributos mais demandados pelos clientes”. Além de Fraga, participaram da discussão a coordenadora de Comunicação e Marketing da NTU, Bárbara Renault, os publicitários Lula Vieira e Rodrigo Magalhães, além do diretor de Marketing da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Rodrigo Magalhães.