Notícias

07/12/2018

Governo do Rio lança Mapa Rio Metropolitano de Transportes

Foi lançado, dia 3 de dezembro, no auditório anexo do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, pelo Governo do Estado, o “Mapa Rio Metropolitano de Transportes”. A ferramenta tem como objetivo padronizar a visualização de todos os serviços de transportes de alta e média capacidade e as respectivas integrações disponíveis aos usuários. Todos os modais de transporte público, estações e terminais rodoviários, sob competência do estado, deverão expor o ‘mapa’ em local visível, assim como seu respectivo selo com QR Code, para que o usuário possa baixá-lo no celular.

 

Segundo o gerente de Planejamento e Operações da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme Wilson, a entidade participou de todas as reuniões iniciais de planejamento do projeto, fornecendo informações relacionadas aos modais de transporte coletivo, incluindo BRT, as principais linhas intermunicipais, VLT, bem como a validação das informações sobre os deslocamentos dos usuários por intermédio do transporte por ônibus e suas integrações.

 

Arte: Divulgação

Arte: Divulgação

 

“Estamos acostumados a utilizar mapas semelhantes em todo o mundo, mas não contávamos com um no Rio de Janeiro. Disponibilizar a rede estrutural de transportes de uma maneira padronizada é uma forma de aprimorar a mobilidade dos usuários e promover a integração entre todos os modais. A ideia é ampliar ainda mais o leque para que futuramente sejam lançados outros mapas, como um voltado exclusivamente para acessibilidade e um turístico”, destacou Rodrigo Vieira, secretário de Estado de Transportes, durante o lançamento do “mapa”.

 

Representando a Federação, além de Guilherme Wilson, esteve presente ao evento a diretora de Mobilidade Urbana, Richele Gonçalves. Também participaram da solenidade o diretor executivo da RioPar, Rodolfo Fernandes, e a diretora executiva da RioCard TI, Renata Faria.