Notícias

15/02/2019

Grupo JAL realiza pesquisa para avaliar processo de comunicação interna

Programada para acontecer a cada dois anos, a pesquisa de avaliação do processo de Comunicação Interna do Grupo JAL, de 2019, já está pronta e deve ser aplicada nesta segunda quinzena de fevereiro. “Os dados coletados nos fornecem informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação às ferramentas e programas de comunicação interna desenvolvidos pelo Grupo JAL”, esclarece Cristina Gullo, supervisora de Desenvolvimento Humano.

 

Será adotada a metodologia de pesquisa quantitativa. Serão entrevistados 300 colaboradores dos processos de Operação, Manutenção e Administração. Na Administração, os formulários serão entregues diretamente aos colaboradores, em seus setores. A devolução do formulário preenchido será feita em uma urna disponibilizada próxima ao relógio de ponto. Na Operação, serão realizadas entrevistas, que acontecerão na sala de estar social, nas saídas dos restaurantes e na sala de prestação de contas. Na Manutenção, a pesquisa será aplicada nos três turnos.

 

Em 2017, o Grupo JAL realizou, pela primeira vez, pesquisa para medir o grau de satisfação dos colaboradores com relação ao processo de comunicação interna, à qualidade e veracidade das informações, bem como ao uso e eficácia das ferramentas de comunicação adotadas e à interação dos colaboradores com os programas, campanhas, eventos e ações de comunicação. A avaliação trouxe resultados que proporcionaram melhorias significativas: ao longo dos dois últimos anos, por exemplo, o jornal institucional Folha Verde passou de impresso para eletrônico e foi implantada a TV corporativa.