Notícias

12/06/2015

Hangout com o jornal O Dia aborda os desafios do BRT

O jornal O Dia promoveu , na manha desta sexta-feira , 12 de junho, um debate sobre os desafios enfrentados pelo sistema de BRT do Rio de Janeiro, que completa três anos de operação na cidade e hoje é responsável pelo transporte de cerca de 400 mil pessoas nos corredores TransOeste e TransCarioca.

 

Participaram da conversa o engenheiro PhD em Transporte e diretor da ONG Embarq Brasil, Luis Antonio Lindau, a diretora de Relações Institucionais do Consórcio Operacional BRT, Suzy Balloussier, e o estudante Olavo Junior, participante do Diálogo Jovem Sobre Mobilidade , programa da Fetranspor. O debate foi mediado pelo jornalista Claudio Souza.

 

Luis Antonio Lindau, Suzy Balloussier, Olavo Junior e Claudio Souza | Fotos: Reprodução

Luis Antonio Lindau, Suzy Balloussier, Olavo Junior e Claudio Souza | Fotos: Reprodução

 

Entre os temas discutidos, em quase uma hora de conversa, estavam a lotação dos ônibus nos horários de pico, a flexibilização do sistema em face de outros modais, custo de implantação de um sistema de BRT, além de segurança viária, informação ao usuário e aumento de pessoal nas estações com vistas a melhoria na prestação do serviço.

 

Durante a semana, os leitores do jornal enviaram perguntas que enriqueceram o debate e que foram lidas e esclarecidas ao vivo. Uma questão levantada foi sobre o aumento de frota no sistema. Em resposta, Suzy Balloussier explicou que, “a quantidade de ônibus vem sendo incrementada de forma gradativa e que mais 32 novos ônibus estarão em circulação nos próximos meses”.

 

Com olhar do passageiro, o estudante Olavo Junior questionou sobre a falta de informação do sistema. “Uma coisa que ficou confusa era que, muitas vezes, os passageiros não sabiam a diferença entre os serviços direto e o semidireto”, abordou o jovem do DJ.

 

Já Lindau, abordou a flexibilização do sistema e afirmou que a definição do Rio pela implantação de corredores de BRT faz-se acertada porque trata-se de uma modal que preza pela sustentabilidade da cidade atendendo de maneira eficiente as demandas do transporte. “O Rio de Janeiro está se transformando na capital do transporte massa no Brasil com a implantação de centenas de quilômetros de BRT e também com investimentos em metrô”.

 

Veja o Hangout do jornal O Dia na íntegra: