Notícias

09/03/2021

Jornalistas de São Paulo lançam livro virtual sobre pessoas que viajam de ônibus de madrugada

Os jornalistas Lucas Alves, Marcos Candido e Rafael Moura, da cidade de São Paulo e do ABC paulista, lançaram um novo projeto, para a publicação de histórias reais de passageiros e profissionais de ônibus da capital paulista, que viajam entre meia-noite e 4h.

O Instalivro é um livro publicado em capítulos no Instagram, no perfil @cronicasnoturno. As “crônicas do ônibus da madrugada”, conforme descrito na apresentação do perfil na rede social, são postadas todas as terças-feiras, nos stories e ficam salvas nos destaques da conta, com ilustrações da artista Tuia.

Durante três meses, os jornalistas produziram os textos sobre os personagens da madrugada paulistana, entre eles trabalhadores, estudantes, viajantes e aqueles que saem em busca de diversão. As crônicas serão publicadas até o final de abril.

Entre as histórias, todas reais, estão as de um motorista que largou a faculdade para dirigir ônibus e a da única mulher motorista da madrugada. Os jornalistas também contaram sobre uma prostituta que reclama da crise econômica, um chapeiro de padaria que sofria homofobia por parte dos colegas e tinha o sonho de viajar para o Canadá, um grupo de garçons que apostava tudo o que ganhava no baralho, um passageiro que usou o ônibus para fugir do cerco da polícia, uma mulher que lutou contra uma tentativa de feminicídio, e um segurança que trabalhou durante uma partida da Copa do Mundo no Brasil, de costas para o gramado.

Foto: Divulgação / Rede social