Notícias

04/08/2015

Jovens apresentam propostas inovadoras para melhorar a mobilidade urbana

Aplicativos para fornecer informações sobre o trânsito, estacionamento para bicicletas feito com pneus velhos e utilização de ônibus como galerias de arte são algumas das propostas que serão apresentadas a estudantes de escolas públicas durante a 5ª Mostra de Trabalhos do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA). O evento, que tem como tema “Mobilidade Urbana e Empreendedorismo: em busca do diálogo”, será realizada nos dias 11 e 12 de agosto, na sede do IJCA, em Niterói, com entrada gratuita.

 

Cerca de 50 jovens, entre alunos do IJCA, da Faetec e do Diálogo Jovem, programa da área de responsabilidade social da Fetranspor, irão apresentar mais de 10 ideias nas áreas de pintura, funilaria e empreendedorismo. “A proposta é promover o aprendizado da metodologia de pesquisa científica, estimular a troca de conhecimento e permitir que os jovens não se limitem aos conteúdos das disciplinas tradicionais”, afirma Therezinha Doin, coordenadora pedagógica do IJCA.

 

Jovens apresentam seus trabalhos em mostra no IJCA | Foto: Divulgação

Jovens apresentam seus trabalhos em mostra no IJCA | Foto: Divulgação

 

Dividido em dois eixos temáticos- mobilidade urbana e empreendedorismo – os projetos serão expostos utilizando cartazes, banners e protótipos. Uma comissão julgadora, formada por especialistas escolhidos pela equipe pedagógica do IJCA, irá avaliar os trabalhos apresentados seguindo critérios como clareza e objetividade da proposta, profundidade da pesquisa e criatividade. Como premiação, os três melhores projetos irão participar de um passeio turístico pela cidade do Rio de Janeiro. Os vencedores serão anunciados no dia 12 de agosto, no final da Mostra.

 

O Instituto JCA é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a formação de jovens da zona leste fluminense. Em 10 anos de atuação, já atendeu mais de 2.000 jovens em diversos projetos nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí. Através do programa Oficina do Ensino,oferta formações com foco na preparação de jovens para o mercado de trabalho através da educação profissional.

 

Oficina de trabalhos com jovens do IJCA | Foto: Divulgação

Oficina de trabalhos com jovens do IJCA | Foto: Divulgação

 

Serviço
5ª Mostra de Trabalhos IJCA
Data: 11 e 12 de agosto de 2015
Horário: 11/08 – 13h às 17h; 12/08 – 9h às 17h
Local: Sede do Instituto JCA – Rodovia Amaral Peixoto, 2504, Km 2,5, Baldeador, Niterói.
Entrada gratuita
Informações: 2627-7200