Notícias

10/05/2018

Maio Amarelo: NTU lança campanha específica para o transporte público

A NTU está lançando sua campanha para o Maio Amarelo, movimento internacional da sociedade civil, criado a partir da Década de Ação para a Segurança no Trânsito da ONU (maio de 2011), cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

 

O Maio Amarelo 2018 é uma ação desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em parceria com a Anfavea, e tem como mote “Nós somos o trânsito”. A campanha da NTU se dá em parceria com o ONSV e propõe uma linha de comunicação para uso no transporte público, em especial nos ônibus urbanos. Assim, o conceito básico é “ônibus é seguro, ir de ônibus ajuda a evitar acidentes”. A proposta é falar diretamente ao usuário do transporte público nos materiais internos, mas também a motoristas e não-usuários na comunicação externa, com diferentes mensagens para cada peça e situação.

 

Foto: Divulgação / NTU

Foto: Divulgação / NTU

 

Assim, foram desenvolvidas as seguintes peças: cartaz para afixação no espaço atrás do motorista; bussdoor interno; busdoor externo; cartaz de orientação para funcionários da empresa; flyer para distribuição a bordo e nos terminais de passageiros; imagem still para tela de bordo; vídeo de 30 segundos para tela de bordo, e cards e mensagens para redes sociais.

 

No cartaz para ser afixado atrás do motorista, o lema é: “Quem dirige não pode… Mas passageiro pode!”. No caso, pode usar o celular, ler ou estudar, descansar, distrair-se, como destaca o cartaz. E, no rodapé, a mensagem: “Vá de ônibus e curta a viagem! Aqui o trânsito é mais seguro: apenas 1 em cada 200 vítimas fatais de acidentes estava em um ônibus”. Já o busdoor interno orienta: “Cuidado ao descer, atravesse em lugar seguro!”. E o externo diz: “Cuidado! Passageiro desembarcando.”

 

Foto: Divulgação / NTU

Foto: Divulgação / NTU

 

As artes serão disponibilizadas para reprodução e uso pelas empresas e entidades que aderirem à causa. As peças contam com a marca da NTU e parceiros, e espaço para inclusão da marca da entidade ou empresa. Quem desejar imprimir pode solicitar a arte aberta para incluir suas logomarcas. A NTU recomenda que todos avaliem incluir o cartaz e pelo menos alguns busdoor internos e externos em suas frotas, lembrando que o foco é segurança no trânsito mas a mensagem é voltada para atrair demanda.

 

A iniciativa da NTU faz parte da agenda positiva do setor, cuja estratégia é ampliar sua atuação na área de responsabilidade social, a partir do engajamento das empresas em ações desta natureza, ampliando a visibilidade e o impacto das ações desenvolvidas, fortalecendo a imagem pública do setor de transporte, e vinculando essas ações com os objetivos de desenvolvimento sustentável (agenda 2030 das Nações Unidas).

 

Foto: Divulgação / NTU

Foto: Divulgação / NTU