Notícias

21/01/2020

Moovit faz ranking de cidades com maior tempo nas viagens de ônibus

O aplicativo Moovit divulgou, no dia 15 de janeiro, um ranking sobre o tempo de deslocamento nas viagens de ônibus em 99 cidades de 25 países. De acordo com o levantamento, entre as cidades pesquisadas, o Rio de Janeiro é a terceira no mundo e a primeira no Brasil onde as pessoas ficam mais tempo no transporte público. Na capital carioca se gasta, em média, 1 hora e 7 minutos por sentido de viagem. Recife e São Paulo ficaram empatadas, entre as cidades brasileiras, na segunda colocação, com uma hora e dois minutos.

A campeã mundial no ranking onde os passageiros ficam mais tempo por sentido no transporte coletivo é Istambul, na Turquia, com uma hora e 12 minutos. A segunda colocada é a Cidade do México, capital mexicana, com uma hora e nove minutos.

O levantamento levou em conta o tempo de circulação dos coletivos, o tempo de espera e o tempo gasto até os pontos de embarque, terminais ou estações. Ou seja: a necessidade de as pessoas fazerem longas caminhadas até as paradas também influenciou no resultado.

No ano passado, a NTU apresentou, em evento realizado pela ANTP, proposta para que o Governo Federal aporte para os estados e municípios R$ 18,7 bilhões até 2024 para a implantação de 8.899 quilômetros de faixas, corredores de ônibus centrais comuns e BRTs. Os investimentos seriam direcionados para 112 cidades com mais de 250 mil habitantes. O resultado seriam viagens mais rápidas, menor poluição e economia de insumos de operações, segundo a proposta.