Notícias

15/10/2021

Niterói abre consulta pública sobre uso de ônibus elétricos na cidade

A Prefeitura de Niterói iniciou no domingo, dia 10 de outubro, uma consulta pública para que os moradores da cidade possam opinar sobre o ônibus elétrico da BYD, com carroceira Caio Millenium, cedido gratuitamente pelo fabricante e que está sendo testado em algumas linhas da cidade. O objetivo é avaliar a percepção da população de Niterói sobre o uso da nova tecnologia.

O município pretende lançar, no primeiro semestre do ano que vem, uma licitação para a compra inicial de 40 ônibus elétricos, o que corresponde a 5% da frota atual de ônibus da cidade. O projeto prevê ainda a ampliação do uso de ônibus elétricos para 10% da frota.

A consulta estará disponível até o dia 10 de novembro na plataforma Colab através do link https://consultas.colab.re/onibuseletrico. Também é possível responder as perguntas pelo aplicativo Colab disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS).

Além de responder se já fez alguma viagem no ônibus em fase de testes e sua experiência durante o trajeto, o cidadão de Nitertói pode responder se aprova a substituição dos ônibus tradicionais pelos elétricos e se usaria o transporte público com mais frequência caso a substituição seja implementada.

A fase de testes com o ônibus elétrico começou no dia 20 de setembro pela linha 49. O veículo em teste possui autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias, ar-condicionado, carregadores de celular e tem o piso baixo, com acesso mais fácil para os passageiros. A capacidade é de 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos 8 anos de uso.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói