Notícias

21/09/2021

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” é o tema da SNT 2021

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem como tema, este ano, por orientação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para a educação, a engenharia e a fiscalização de trânsito. Essas ações devem contemplar questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas, entre outras.

No dia 22 de setembro, em meio à Semana Nacional do Trânsito, acontece também o Dia Mundial sem Carro, que visa conscientizar a sociedade sobre o uso responsável dos carros. Diversas ações são colocadas em prática nessa data a fim de oferecer alternativas e esclarecimentos sobre a utilização dos veículos automotores individuais.